Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A taxa Euribor subiu hoje a três, seis e 12 meses para novos máximos desde Dezembro de 2008.

A taxa Euribor a 12 meses, que atualmente é a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, avançou hoje, ao ser fixada em 3,908%, mais 0,049 pontos, um novo máximo desde Dezembro de 2008.

Segundo o Banco de Portugal, a Euribor a 12 meses já representa 43% do stock de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável, enquanto a Euribor a seis meses representa 32%.

sessões de cinema de inverno

Após ter disparado a 12 de Abril para 0,005%, pela primeira vez positiva desde 5 de Fevereiro de 2016, a Euribor a 12 meses está em terreno positivo desde 21 de Abril.

A média da Euribor a 12 meses avançou de 3,338% em Janeiro para 3,534% em Fevereiro, mais 0,196 pontos.

No prazo de seis meses, a taxa Euribor, que entrou em terreno positivo a 6 de Junho, também avançou hoje, para 3,418%, mais 0,055 pontos do que na segunda-feira e um novo máximo desde Dezembro de 2008.

A Euribor a seis meses esteve negativa durante seis anos e sete meses (entre 6 de Novembro de 2015 e 3 de Junho deste ano).

A média da Euribor a seis meses subiu de 2,864% em janeiro para 3,135% em Fevereiro, mais 0,271 pontos.

A Euribor a três meses, que entrou em 14 de Julho em terreno positivo pela primeira vez desde Abril de 2015, subiu hoje, ao ser fixada em 2,920%, mais 0,045 pontos e um novo máximo desde Dezembro de 2008.

A taxa Euribor a três meses esteve negativa entre 21 de Abril de 2015 e 13 de Julho último (sete anos e dois meses).

A média da Euribor a três meses subiu de 2,354% em janeiro para 2,640% em Fevereiro, ou seja, um acréscimo de 0,286 pontos.

As Euribor começaram a subir mais significativamente desde 4 de Fevereiro, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter admitido que poderia subir as taxas de juro diretoras este ano devido ao aumento da inflação na zona euro e a tendência foi reforçada com o início da invasão da Ucrânia pela Rússia a 24 de Fevereiro.

Na última reunião de política monetária, a 2 de Fevereiro, o BCE voltou a subir em 50 pontos base as taxas de juro diretoras, acréscimo igual ao efetuado a 15 de Dezembro, quando começou a desacelerar o ritmo das subidas em relação às duas registadas anteriormente, que foram de 75 pontos base, respetivamente em 27 de Outubro e a 8 de Setembro.

A 21 de Julho, o BCE aumentou, pela primeira vez em 11 anos, em 50 pontos base, as três taxas de juro diretoras.

As taxas Euribor a três, a seis e a 12 meses registaram mínimos de sempre, respetivamente, de -0,605% a 14 de Dezembro de 2021, de -0,554% e de -0,518% a 20 de Dezembro de 2021.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

ministro finanças. Joaquim Miranda Sarmento

Governo alarga prazo para pagamento do IMI até final de Junho devido ao apagão

ministro finanças. Joaquim Miranda Sarmento

Governo autoriza empresas públicas a aumentar massa salarial até 4,7% em 2025

site financas

Senhas de acesso para autenticação no Portal das Finanças com novas regras