Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

O Festival das Amendoeiras em Flor, que decorreu entre sexta-feira, 3 de Fevereiro, e domingo, 5, na aldeia de Alta Mora, no concelho de Castro Marim, reuniu sete mil visitantes.

Para a entidade promotora da iniciativa, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA), o resultado é uma «superação total das expetativas».

«A fasquia eram os cinco mil mas foram alcançados sete mil visitantes, um número incrível para uma aldeia do interior com menos de 50 residentes», lembra a organização salientando a importância dos voluntários. A ajudar estiveram cerca de uma centena de pessoas, com destaque para os idosos residentes na localidade, que durante o último mês participaram na montagem deste evento, nomeadamente nas limpezas, pinturas, decoração e demarcação de trilhos.

infraquinta rumo à sustentabilidade

A Associação frisa ainda que os apoios foram fundamentais para a realização da iniciativa. «O Festival contou desde o primeiro momento com a parceria do Município de Castro Marim, cujo apoio financeiro e logístico foi da maior importância, tal como da Junta de Freguesia de Odeleite», garante a ARCDAA. Além disso, a associação encontrou apoio e colaboração em várias empresas locais e entidades regionais, sem as quais não seria possível a realização do evento.

 

Sul Informação
Foto: Flávio Costa | Sul Informação

 

Na componente estratégica, o Festival apresentou-se como uma iniciativa de promoção e revitalização dos valores, tradições e identidade do território, com o grande objetivo de combate à desertificação e ao despovoamento da serra algarvia. A grande meta, garante a ARCDAA, é «afirmar-se como um evento cultural que marca o roteiro turístico da região em época baixa, privilegiando um dos produtos algarvios mais emblemáticos: a amêndoa».

O Festival ofereceu quatro percursos que acolheram dez caminhadas percorridas por um milhar de pedestrianistas. Um mercado, com 65 produtores/vendedores e uma «aldeia» com 35 artesãos. Dois palcos com espetáculos de teatro e dança e 12 artistas. Uma exposição fotográfica, uma torta de amêndoa gigante com 41 metros, e por fim, um dos grandes motes do festival, a plantação de 75 amendoeiras em Alta Mora. 

 

Sul Informação
Foto: Flávio Costa | Sul Informação

 

A sessão inaugural do festival contou com a presença de várias entidades, entre Municípios, Juntas de Freguesia, Associações locais e regionais, Universidade do Algarve, Direção Regional da Cultura do Algarve, Direção Regional Agricultura e Pescas, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) Algarve e demais autoridades.

O Festival surgiu na sequência do sucesso dos passeios pedestres «Amendoeiras em Flor», organizados pela ARCDAA desde o ano 2005. Em 2020, lançou-se a 1ª edição do Festival das Amendoeiras em Flor com o apoio do programa 365 Algarve e do Município de Castro Marim. Após um interregno, forçado pela pandemia, a ARCDAA decidiu avançar para segunda edição, ainda que sem financiamento nacional ou europeu.

 

Fotos: Flávio Costa | Sul Informação

 



jf-quarteira
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Alexandre Cabrita, do Al Sud de Lagos, é o Chef do Ano

Alexandre Cabrita, do Al Sud de Lagos, é o Chef do Ano

Sul Informação - Museu de Olhão promove passeio no caíque Bom Sucesso para jovens olhanenses

Mercados de Olhão promovem «viagem gastronómica pela tradição olhanense»

Sul Informação - Sabores do oceano e do Mediterrâneo em destaque no restaurante Atlântico da Vila Vita

Sabores do oceano e do Mediterrâneo em destaque no restaurante Atlântico da Vila Vita