«Voando das moléculas aos ecossistemas, nas asas da matemática» é tema de sessão online

Webinar por Zoom, no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”

«Voando das moléculas aos ecossistemas, nas asas da matemática» é o tema da próxima sessão online promovida pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL). Está marcada para segunda-feira, 9 de janeiro, às 14h30, e tem como convidado Rui Alves, investigador na área da Bioinformática e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lleida, em Espanha.

No âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, os temas a abordar durante a sessão prendem-se com o desenvolvimento e uso de ferramentas computacionais e tecnologias de big data em agricultura, procurando compreender e prever a evolução dos sistemas biológicos em resposta a desafios ambientais e a desenvolver aplicações importantes para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O orador convidado irá partilhar o trabalho desenvolvido no seu grupo de investigação, que se baseia na utilização de métodos computacionais e matemáticos, em colaboração com a experimentação, para elucidar o porquê da seleção de uma determinada estrutura para um sistema biológico, quando existem muitas outras alternativas possíveis, com o objetivo de entender os limites das respostas adaptativas dos sistemas biológicos (i.e. rede complexa que conecta várias entidades biologicamente relevantes), aos desafios ambientais.

O porquê das restrições evolutivas à adaptação da levedura ao calor e à fixação de CO2 pela RUBISCO, a enzima responsável por fixar mais de 99,5% do Carbono que entra na biosfera, é um dos exemplos.

Serão também apresentados três outros exemplos de trabalho em milho, arroz e bactérias halofílicas (bactérias que podem desenvolver-se em ambiente com altas concentrações de sal), que mostram como a abordagem do grupo de investigação do professor Rui Alves, que, começando por perguntas fundamentais e pouco aplicadas que surgem na investigação, podem levar ao desenvolvimento de aplicações potencialmente importantes, como contribuírem para os diferentes ODS.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom em https://us02web.zoom.us/j/83948302266 e é aberta ao público em geral.

O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, no âmbito da qual convida personalidades da área académica, indústria, produtores, associações de produtores e outras entidades relacionadas, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de experiências, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, e dando a conhecer à sociedade o que mais inovador se faz nas diferentes áreas.

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub