Cerca de três mil alunos do concelho de Albufeira recebem anualmente formação e ações de sensibilização em torno de temas referentes à proteção civil. Algumas dessas ações inserem-se no projeto “Heróis da Proteção Civil”, distinguido no âmbito do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência.
Entretanto, a autarquia prevê formar os jovens do ensino secundário em Suporte Básico de Vida (SBV), no sentido de adquirirem competências básicas necessárias ao socorro pré-hospitalar.
O projeto Heróis da Proteção Civil tem como principal objetivo sensibilizar os mais jovens para a adoção de comportamentos preventivos face aos diversos riscos, saber como atuar e como adquirir hábitos de segurança. Pretende-se ensinar os mais novos a elaborar um Plano Familiar de Emergência, um Kit de Emergência e Kit de Emergência Animal, entre outros.
Dinamizadas de acordo com as diversas faixas etárias, estas ações desenvolvem-se em torno de dois grandes projetos: “Os Heróis da Proteção Civil” (abordagem à Covid-19, Fenómenos Naturais, Segurança na Rua e Incêndios) e “Nós e os Riscos” com os subtemas Riscos Naturais – Seca, Cheias/Inundações, Tornados, Trovoadas, Vagas de Frio, Ondas de calor, Incêndios Rurais e Sismos/Tsunamis – e Riscos Tecnológicos – Incêndios Urbanos, Acidentes Industriais e Transporte de Matérias Perigosas.
A par destes projetos, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira desenvolve ainda, ao longo do ano letivo e em articulação com outros agentes de Proteção Civil presentes no concelho, as seguintes ações: “A Importância do Cidadão na Proteção Civil”, “O Primeiro Socorrista”, “Aprender a Salvar” e “Suporte Básico de Vida”.
“É do entendimento de todos que as nossas crianças e jovens podem ser fundamentais e grandes agentes de mudança, não só pela aquisição de competências, mas como transmissores da informação aos seus pares e familiares, contribuindo assim para uma cultura de prevenção”, refere o presidente da Câmara José Carlos Rolo.
Além das ações dinamizadas nas escolas, o Serviço Municipal de Proteção Civil também participa, pontualmente e sempre que solicitado para o efeito, em ações de sensibilização em empresas e instituições.
Segundo a vereadora responsável pelo pelouro, Cláudia Guedelha, em breve haverá novidades no que toca às ações de formação e de sensibilização: “pretende-se iniciar em breve o processo de formação/sensibilização para todos os alunos do ensino secundário em Suporte Básico de Vida (SBV), que visará a aquisição de competências básicas necessárias ao socorro pré-hospitalar, enquanto ato de responsabilidade social e de consciência cívica”.