Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Um plano de ação para combate a espécies exóticas invasoras vai ser debatido e aprovado em breve pelo Governo, disse à Lusa fonte do Ministério do Ambiente e Ação Climática (MAAC).

Na sequência da informação da Comissão Europeia, que decidiu levar Portugal a tribunal por falta de medidas para combater espécies invasoras, a Lusa questionou o Governo sobre a matéria, que respondeu que a proposta do plano de ação está pronta.

“A proposta de Plano de Ação para as Vias Prioritárias de introdução não intencional de Espécies Exóticas Invasoras”, elaborada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), “encontra-se finalizada”, disse a fonte.

jf-quarteira

E acrescentou: “Será submetida, em breve, a aprovação pelo Conselho de Ministros, sob a forma de Resolução do Conselho de Ministros, seguindo-se a sua aprovação e publicação”.

A Comissão Europeia decidiu hoje avançar com uma ação contra Portugal junto do Tribunal de Justiça da UE devido à deficiente aplicação de medidas de prevenção e gestão da introdução e propagação de espécies exóticas invasoras.

Em causa está o incumprimento das medidas de defesa da biodiversidade face às espécies invasoras (Regulamento Espécies Exóticas Invasoras ou Regulamento EEI) incluídas numa lista da União Europeia (UE).

Portugal e cinco outros Estados-membros “não estabeleceram, não aplicaram nem comunicaram à Comissão um plano de ação (ou um conjunto de planos de ação) para abordar as vias mais importantes de introdução e propagação de espécies exóticas invasoras que suscitam preocupação na UE”, segundo um comunicado.

 



inframoura cada gota importa
dia da cidade tavira

Também poderá gostar

Sul Informação - Eleições: O que propõem os partidos para a Saúde

Apenas 231 dos 389 novos médicos de família escolheram uma vaga no SNS

Sul Informação - «Nunca faltaram medicamentos» no CHA, poderá é faltar «cuidado» de quem atende

Infarmed ordena retirada de sete lotes de Bisoprolol para tratamento de doenças cardíacas

Sul Informação - Beja e Évora entre os cinco distritos sob aviso amarelo devido à previsão de trovoada e granizo

Beja e Évora entre os cinco distritos sob aviso amarelo devido à previsão de trovoada e granizo