Olivum promove Projeto de Produção de Azeite Sustentável nas escolas de Beja

A ideia é que os alunos contactem com a cultura e com o fruto

A Olivum, Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, vai promover, ao longo da campanha da azeitona deste ano, o projeto “Produção de Azeite Sustentável”, dirigido aos alunos do primeiro ciclo das escolas do concelho de Beja.

O projeto está inserido no âmbito do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo, lançado em Maio de 2022 e promovido pela Olivum, em parceria com a Universidade de Évora, que pretende responder a desafios prementes do setor olivícola, através da implementação, valorização e comunicação das melhores práticas de sustentabilidade (social, ambiental e económica) na produção de azeite do Alentejo.

De acordo com a Olivum, o objetivo deste projeto é «promover o contacto dos alunos do 1º ciclo das escolas do concelho de Beja com os olivais e lagares da região durante a próxima campanha, para que percebam como é produzido o azeite do Alentejo».

«A ideia é que os alunos contactem com a cultura e com o fruto, que vejam as técnicas usadas na produção da azeitona, desde a colheita até ao armazenamento e embalamento, assim como as práticas de sustentabilidade ambiental implementadas no olival e no largar», refere ainda a associação.

«O azeite é um dos alimentos da dieta mediterrânica com mais impactos positivos na saúde humana. A par da grande tradição que o identifica, este produto e o setor que o representa tem proporcionado um importante impacto na economia da região», sublinha Gonçalo de Almeida Simões, diretor-executivo da Olivum, acrescentando ainda que tem havido «uma grande evolução na sua forma de condução, a par da instalação de novos e modernos lagares, e têm sido incorporadas cada vez mais práticas de sustentabilidade – ambientais, sociais e económicas –, que tornaram o Alentejo na maior região produtora de azeite do país, com um grande reconhecimento internacional».

Para a Olivum e para os seus associados, «é muito importante que os jovens conheçam esta cultura e como é produzido este alimento tão importante para a saúde e com grande impacto na sustentabilidade ambiental, económica e social da região, bem como falar sobre os temas ambientais e conhecer a visão e preocupação dos jovens sobre esta temática».



Comentários

pub