Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Todas as escolas básicas e secundárias de Lagos fecharam esta quinta-feira, 5 de Janeiro, devido à greve de professores.

Apenas a Secundária Júlio Dantas abriu no período da manhã, tendo encerrado durante a tarde.

As escolas Secundárias Gil Eanes, Tecnopolis e Naus e Básicas Santa Maria, Sophia de Mello Breyner, Bairro Operário e Ameijeira fecharam o dia todo.

inframoura

Nas manifestações, participaram cerca de 100 professores.

A greve nacional foi convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P) e reúne docentes de todas as tendências políticas. Também já há outra greve convocada pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores.

 

 

O Sindicato de Todos os Professores contesta as alterações ao modelo de concurso de colocação de professores e reclama melhoria das condições da carreira, nomeadamente no que diz respeito aos salários, às dificuldades na mudança de escalão, ao congelamento do tempo de serviço, entre outras.

O Governo quer manter os critérios de contratação de professores, mas pretende um novo modelo de colocação, transformando os concursos nacionais em listas municipais.

João Costa, ministro da Educação, manifestou ontem, dia 4, no Parlamento, a vontade de começar «outros processos negociais».

A integração de docentes será decidida por conselhos locais de diretores, que não vão contratar diretamente docentes. Para o ministro da Educação, estas alterações significam uma maior estabilidade dos professores.

O S.TO.P afirma que esta greve é uma «forma de luta inédita». O protesto foi convocado na sequência de uma sondagem realizada no blogue ArLindo, onde milhares de professores apoiaram a realização desta greve por tempo indeterminado.

Os outros sindicatos de professores, afetos à Fenprof, não aderiram a esta paralisação, apenas tendo agendado uma manifestação para Março de 2023 e vigílias em vários pontos do país.

 

 



festival do marisco de olhao
vilavita

Também poderá gostar

Sul Informação - CCDR organiza workshop sobre Regulamento Geral de Proteção de Dados

Falhas na plataforma digital dificultaram prova final de Matemática do 9º ano

Sul Informação - Alunos de Portimão participaram em mobilidade em Itália

Alunos de Portimão participaram em mobilidade em Itália

Sul Informação - Teatro de Marionetas levou inclusão à Escola Básica e JI de São Brás de Alportel

Teatro de Marionetas levou inclusão à Escola Básica e JI de São Brás de Alportel