Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Depois de dois concursos que ficaram desertos, foi lançado esta semana o terceiro concurso para a construção do Centro de Saúde de Ourique, «com um reforço significativo de verba», anunciou Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara desta vila alentejana.

O concurso, lançado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), tem um valor base de 2,26 milhões de euros, contando, segundo o autarca, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em Março de 2020, foi publicado, em Diário da República, um primeiro concurso no valor de cerca de 1.178.000 euros, tendo em vista a construção desta unidade de saúde, mas não apareceu nenhum concorrente e o procedimento acabou por ficar deserto.

lagos eventos

Passados seis meses, em Setembro de 2021, o cenário voltou a repetir-se, depois de ter sido lançado um novo concurso, no valor de 1.531.000 euros. Esta é terceira tentativa de encontrar uma empresa interessada em construir o novo edifício.

Trata-se de uma obra da responsabilidade da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que irá nascer num terreno disponibilizado pela Câmara Municipal de Ourique, junto aos Bombeiros Voluntários daquele concelho.

Marcelo Guerreiro comentou o lançamento deste terceiro concurso, dizendo que «Tem sido necessária muita persistência para levar em frente este projeto! No entanto, a nossa determinação e empenho em servir Ourique e os ouriquenses é muito maior do que qualquer resistência burocrática do Estado central».

«O país tem estado confrontado desde o início da pandemia com um conjunto de aumento de preços das matérias-primas, primeiro, por via da afetação das cadeias de produção e distribuição globais, depois, pelo impacto da guerra na Ucrânia e da inflação. Este contexto tem levado a que muitos concursos públicos e empreitadas, em todo o país, tenham ficado desertas, sem apresentação de propostas candidatas», explica a Câmara de Ourique.

Em todo o processo, o Município de Ourique «tem-se colocado do lado da construção de soluções para que a obra seja uma realidade, colocada ao dispor dos profissionais de saúde e da população».

«Foi assim no passado, na disponibilização do terreno e no diálogo com o governo e as estruturas regionais para a mobilização de recursos financeiros que possam gerar maior interesse ao mercado e às empresas de construção», conclui.

Clique aqui para conhecer a publicação do concurso em Diário da República.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



lagos eventos
zoomarine

Também poderá gostar

Sul Informação - Projeto MeteoFontes coloca Lagoa na vanguarda da meteorologia amadora

Máximos históricos de temperatura alcançados em um terço das estações meteorológicas

Sul Informação - Ordem dos Engenheiros Região Sul garante patrocínio da Presidência da República para prémio jovem

Ordem dos Engenheiros Região Sul garante patrocínio da Presidência da República para prémio jovem

Sul Informação - Incêndio na zona de Alcácer do Sal corta trânsito na A2

Presumível responsável por incêndio florestal em Castro Verde detido pela Judiciária