Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Uma recolha de bens entre a comunidade escolar, para entregar ao Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes), de Faro, e um “Chá Solidário”, em que os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) cozinharam para os utentes de um lar da 3ª idade, são dois gestos solidários desta escola, que servem para celebrar o Natal.

Neste natal, foram os utentes do Centro Cultural e Social da Paróquia de Santa Bárbara de Nexe que receberam a visita de alunos do curso de Gestão de Turismo 1º semestre e de Técnico(a) de Restaurante/Bar 1º ano.

«A visita incluiu um lanche, confecionado pelos alunos, e muito convívio e partilha de experiências entre os jovens e esta população mais idosa», segundo a EHTA.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Por outro lado, ainda está a decorrer a angariação de bens alimentares, produtos de higiene, agasalhos e material de desporto, que serão entregues em Janeiro ao Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes), a entidade escolhida para receber o resultado da união de esforços de toda a comunidade da EHTA, em 2022.

Os gestos solidários não são apenas para o exterior, mas também para dentro da comunidade escolar.

«Este natal foram sorteados, entre os alunos com dificuldades financeiras, vários Cabazes de Natal elaborados com produtos da escola e com bens alimentares e de higiene oferecidos pelos colaboradores e funcionários», segundo a escola de hotelaria algarvia.

Para Paula Vicnete, diretora da EHTA, «a sensibilização dos mais jovens para o mundo que os rodeia é muito importante e a EHTA procura dar esse exemplo. Durante todo o ano ajudamos o próximo, dentro das nossas possibilidades, sendo que na época natalícia esta ajuda é ainda mais expressiva. Estamos a formar jovens para serem futuros profissionais, mas também queremos formar boas pessoas, com sentido de solidariedade, humildade e empatia».

Ao longo do ano letivo, «são inúmeras as Instituições de Solidariedade Social que contam com o apoio da EHTA, apoio esse prestado de diferentes formas: cedência de espaços, entrega de bens e alimentos, campanhas de angariação e promoção de momentos de interação entre gerações», segundo a EHTA.

Todos os meses, são «mais de duas centenas» as refeições prontas a serem consumidas que saem deste estabelecimento e «acabam na casa de perto de 500 pessoas, através do apoio alimentar garantido pela Refood Faro».

«A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve é fundamental na ajuda que levamos a mais de meia centena de pessoas, num total de mais de 200 famílias. Especialmente porque são alimentos que nos chegam já confecionados. Quando a escola está fechada pra férias sentimos imenso a falta deste apoio», Paula Matias, coordenadora do Núcleo de Faro da Refood.

 



sessões de cinema de inverno
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Fogo do Oeste (1)

Aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vence festival de cocktails

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Cinco mulheres detidas no Algarve por burla imobiliária de mais de 7 milhões de euros

jovens-adolescente

Negligência e violência são principal motivo das medidas de proteção de 13 mil menores