CIMBAL esteve em Praga no lançamento de novo projeto europeu

Projeto quer apoiar 70 cidades europeias

A CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo participou, nos dias 8 e 9 de Novembro, na reunião de lançamento do projeto CrAFT (Creating Actionable Futures) Cities que decorreu em Praga, na República Checa.

Este projeto europeu «pretende apoiar 70 cidades europeias no teste e partilha de modelos de transformação urbana por forma a atingir a neutralidade climática e ainda auxiliar a implementação de soluções que possam servir de modelos de referência para outras cidades europeias», diz a CIMBAL.

O projecto CrAFt é financiado pelo programa Horizonte Europa, ao abrigo da Missão Cidades da União Europeia e pretende colocar a transição para a neutralidade climática no centro das prioridades das cidades.

Até 2025, o projeto, pretende apoiar a implementação da Missão Cidades, da plataforma NetZeroCities e do Novo Bauhaus Europeu, tendo por base o conhecimento e experiência de três cidades (Bolonha, Praga e Amesterdão).

O primeiro dia do evento foi dedicado aos modelos de governação local e colaborativa por forma a impulsionar a transição das cidades para cidades neutras e inclusivas do ponto de vista climático e, a promover o trabalho em rede entre cidades e outros parceiros, utilizando a integração dos princípios e atividades do New European Bauhau.

No segundo dia do evento, as setenta cidades CrAFt deram início a um processo de aprendizagem e cocriação entre pares, onde partilharam as suas experiências relativamente à adoção dos princípios do New European Bauhaus para a aceleração da transição para a neutralidade climática.

 



Comentários

pub