Homenagem a Cláudio Torres é ponto alto do ICOM Portugal em Mértola

“Profissionais de Museus: perfis, formação e carreiras” será o tema da iniciativa

Cláudio Torres – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Uma homenagem ao arqueólogo Cláudio Torres será um dos pontos altos dos Encontros de Outono do ICOM (Internacional Council of Museums) Portugal, que decorre no Pavilhão Multiusos Expo de Mértola, nos dias 18 e 19 de Novembro. 

O fundador do Campo Arqueológico de Mértola, de 83 anos, será homenageado pelo trabalho desenvolvido em prol do conhecimento, valorização e divulgação do património deste Município, passando a dar nome ao Museu. A homenagem decorre às 17h00 de dia 18.

O primeiro dia do encontro, subordinado ao tema “Profissionais de Museus: perfis, formação e carreiras”, será ainda marcado por intervenções de especialistas internacionais e nacionais, bem como da secretária de Estado da Cultura.

A primeira jornada culmina com um concerto com o maestro António Victorino D’Almeida, na Igreja Matriz, às 21h00.

O encontro, que resulta de organização conjunta entre o ICOM Portugal e a autarquia, através do Museu de Mértola e com colaboração do Campo Arqueológico, termina no dia 19, com uma visita dos participantes aos vários núcleos museológicos da vila.

Cláudio Torres tinha sido homenageado em Janeiro de 2020, pouco depois de fazer 81 anos, pela então ministra da Cultura, que foi a Mértola entregar-lhe a Medalha de Mérito Cultural, outorgada pelo Governo ao arqueólogo, como o Sul Informação então acompanhou.

 

 



Comentários

pub