Castro Verde: Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril começam em Novembro

Programa das comemorações estende-se por 2023 e 2024

“Cantigas do Maio” e “Modas de Abril” são as duas iniciativas que marcam a abertura das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Castro Verde, ainda durante o corrente mês de Novembro.

O programa das comemorações estende-se por 2023 e 2024 e inclui a dinamização de iniciativas que pretendem «reforçar a importância desta data histórica, valorizando os princípios da liberdade e da democracia, através da celebração e da preservação dos valores e das conquistas da Revolução».

Assim, no próximo dia 19 de Novembro, o Cineteatro Municipal de Castro Verde recebe a primeira iniciativa destas Comemorações.

Francisco Fanhais e João Afonso, acompanhados pela Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, revisitam o álbum “Cantigas do Maio”, de José Afonso, o mais histórico e o mais referencial de todos os discos da música popular portuguesa.

Neste concocerto, vão ouvir-se os temas que marcaram Abril, como Grândola Vila Morena, escolhida como senha para o arranque do Movimento dos Capitães, a 25 de Abril de 1974.

No dia 27, data que assinala o 8º aniversário da classificação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, os grupos corais do concelho protagonizam um desfile e uma atuação que pretende celebrar o Cante, expressão cultural do Alentejo. A iniciativa vai decorrer no Cineteatro Municipal, a partir das 16h00.

O programa comemorativo é uma organização da Comissão Municipal para as Celebrações do 50° Aniversário do 25 de Abril de 1974.

 

 



Comentários

pub