Câmara de Ourique lança campanha de captura de gatos vadios

Câmara também comparticipará a esterilização de animais que forem adotados

A Câmara de Ourique está a capturar gatos vadios, para os encaminhar para o Canil/Gatil Intermunicipal da Resialentejo (CAGIA), «onde terão todo o acompanhamento sanitário necessário e aguardarão por futuras adoções».

A captura dos animais será feita utilizando «gaiolas apropriadas para ou efeito e, nalguns casos, com recurso a anestésicos mediante acompanhamento do médico veterinário municipal».

Por outro lado, no seguimento desta ação de controlo de populações de animais de rua «e com o objetivo de reduzir ninhadas futuras e o seu consequente abandono, o Município de Ourique comparticipará a esterilização de animais que sejam adotados pelos munícipes do concelho sob condição de, no acto da cirurgia de esterilização, ser feita a marcação e registo no SIAC (pelo Médico Veterinário), ficando o munícipe titular do animal em causa».

A colocação do chip é, de resto, obrigatória por lei, tendo o período de transição para “legalizar” animais domésticos, registando-os, terminado em Outubro. O não cumprimento desta lei acarreta multas que variam entre os 50 e os 44.890 euros

«Pedimos a colaboração de todos os munícipes para que as gaiolas de captura dos animais não sejam fechadas propositadamente ou roubadas, como já aconteceu em episódios anteriores», apela a Câmara.

 



Comentários

pub