Jovem pianista húngara leva o seu «voo do piano» a Sines

A Ruralidade à Porta da Cidade e o fabrico do queijo completam o programa

O Festival Terras sem Sombra, em fim-de-semana de despedidas de mais uma temporada, apresenta, como já vem sendo hábito, uma iniciativa associada, Onde a Vida Acontece, com um programa especialmente desenhado para 21 de Outubro, sexta-feira, tendo em vista o público infanto-juvenil e familiar.

O destaque vai para o recital pela pianista húngara Kinga Somogyi, sobre o tema “O Voo do Piano: Música Europeia (e não só) dos Séculos XIX-XXI”. Será às 16h30, na Escola de Artes de Sines.

A pianista começou a estudar música aos sete anos em Veszprém, na Hungria. Já participou em vários concertos, competições e eventos musicais com êxito. Em 2016, por exemplo, ganhou o 11.º Concurso Nacional de Órgão da Hungria.

“A música desempenha um papel marcante na minha vida. Comecei os estudos musicais com sete anos em Veszprém, a cidade onde nasci. Ao longo dos 15 anos em que frequentei duas escolas de Música (Escola Csermák Antal, de Veszprém, Escola Járdányi Pál, de Budapeste), participei em vários concertos, competições e eventos musicais com êxito. Em 2016, ganhei o 11.º Concurso Nacional de Órgão da Hungria”, sublinha a artista.

Em Sines, Kinga Somogyi interpreta peças de Ludwig van Beethoven, Béla Bartók, Ede Poldini e Piotr Tchaikovski, entre outros mestres.

Numa atividade que faz a ponte entre dois mundos que se complementam, o projeto Onde a Vida Acontece apresenta também uma iniciativa sobre Arte, História e Tradições, na manhã de sexta-feira (10h00), com ponto de encontro no Museu de Sines.

“Viver no Campo: A Ruralidade à Porta da Cidade” leva os participantes a refletirem sobre o papel do mundo rural numa comunidade hoje predominantemente urbana, mas que ancora as suas raízes em espaços rurais ainda em plena produção e que continuam uma mais do que milenar tradição pecuária.

Complementarmente a este olhar sobre o património rural, a atividade ligada às relações entre a ciência, a inovação e natureza debruça-se sobre uma realidade outrora significativa em diversos pontos do concelho e que dá agora sinais de voltar à vida.

A ação “Conhecer para Fazer: O Fabrico Artesanal de Queijo” propõe aprofundar conhecimentos a propósito de um dos alimentos vinculados à economia local e que possui velhos pergaminhos na zona de Sonega, confluência de quatro freguesias (Sines, Porto Covo, Santiago do Cacém e Cercal).

No fim de semana de 22 e 23 de Outubro, que marca o final da corrente temporada do Festival Terras sem Sombra, terá como destaqaue, no sábado à noite, o concerto com o ensemble italiano Il Giardino Armonico, dirigido pelo maestro Giovanni Antonini. Mas haverá ainda uma ação sobre o património (sábado à tarde) e outra ligada à biodiversidade (domingo de manhã).

 

 

 



Comentários

pub