Festival de Caminhadas TransAlentejo promove um mês de caminhadas para descobrir a região

2ª edição do evento percorre até 6 de novembro os quatro distritos alentejanos

A 2ª edição do Festival de Caminhadas TransAlentejo, o maior evento de passeios pedestres do país e o mais importante evento de Turismo de Natureza do Alentejo, arranca nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, e prolonga-se até 6 de novembro.

As caminhadas do festival decorrem nos 50 percursos pedestres da Rede TransAlentejo, uma estruturação no terreno por iniciativa da Entidade de Turismo do Alentejo/Ribatejo (ERT), em parceria com municípios do Alentejo.

Além das caminhadas que decorrem ao sábado e domingo, o evento conta com quatro conferências sobre temáticas de Turismo de Caminhadas, Turismo de Natureza e Desenvolvimento Territorial, que se realizam em Aljustrel (20 de outubro), em Montemor-o-Novo (27 de outubro), em Sousel (3 de novembro), e em Barrancos (8 de novembro).

Atendendo à dimensão do Alentejo, com cerca de 31.600 quilómetros quadrados, com 47 concelhos distribuídos por quatro distritos, o evento está situado em quatro centralidades – Alqueva, Baixo Alentejo e Litoral, Alentejo Central e Alto Alentejo – neste vasto território de cerca de um terço do continente português.

O Festival decorre, numa primeira fase, entre 14 e 17 de outubro, na Centralidade Alqueva, passando pelos municípios de Reguengos de Monsaraz, Moura, Alandroal, Mértola, Portel, Montemor-o-Novo, Barrancos e estende-se, ainda, à vizinha Espanha, nomeadamente a Valencia del Mombey, na Extremadura.

Depois de um jantar reservado apenas a 10 participantes do Festival (na sexta-feira), este primeiro fim-de-semana do evento tem previsto um conjunto de caminhadas e visitas culturais programadas para aqueles municípios.

 

Festival TransAlentejo em Ourique 2021
Festival TransAlentejo em Ourique 2021

Entre 20 e 23 de outubro, é a vez da Centralidade Baixo Alentejo e Litoral. A programação tem início, em Aljustrel, no dia 20, com o seminário “Turismo Mineiro e Industrial no Alentejo-Realidade ou Utopia?”,  às 9h30, no Museu Mineiro da vila.

Em destaque, estarão temas como “O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico”, “O desenvolvimento do turismo mineiro e industrial em Aljustrel”, “SAL – Sistemas de Ar Livre. Quando o minério é gente”, “O papel do turismo na estruturação de produto”, “O papel da ciência e da engenharia na estruturação do produto turístico, da capacitação do território e da divulgação científica”, “Centro de Ciência Viva das Minas do Lousal – Uma experiência educativa e turística” e “Gruta da Moeda – A valorização turística dos espaços naturais e geológicos de elevado interesse patrimonial”.

Nestes três dias, o evento contemplará passeios pedestres e visitas culturais pelos concelhos de Estremoz, Ourique, Ferreira do Alentejo, Marvão, Vidigueira, Grândola, Redondo, Odemira, Castro Verde, Borba, Cuba e Alcácer do Sal.

Segue-se, a Centralidade Alentejo Central, entre 27 e 30 de outubro. “EN2 – As forças e as fraquezas de uma rota de sucesso” é o mote do seminário agendado para dia 27, nos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, às 09h30.

Nestes dias, o Festival irá promover caminhadas e visitas culturais nos concelhos de Alvito, Vila Viçosa, Beja, Vendas Novas, Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo, Alcácer do Sal, Alter do Chão, Arraiolos, Grândola, Mourão, Mora e Évora.

Os três últimos dias da iniciativa acontecem entre 3 e 6 de novembro, na Centralidade Alto Alentejo, nos municípios de Sousel, Arronches, Avis, Castelo de Vide, Campo Maior, Gavião, Nisa, Crato, Portalegre, Monforte, Ponte de Sor, Elvas, Marvão e Montemor-o-Novo.

O Festival de Caminhadas TransAlentejo encerra com um seminário agendado para o dia 8 de novembro, em Barrancos, dedicado ao tema “Turismo TransFronteiriço no Alentejo – As realidades das Rotas TransFronteiriças e a potencialidade do trabalho conjunto entre Portugal e Espanha”.

O Festival de Caminhadas TransAlentejo é uma iniciativa da Turismo do Alentejo com organização do Portugal Walking Festival, SAL Sistemas de Ar Livre.

 

 

 

 



Comentários

pub