Associação de Municípios do Alentejo Central presente na Feira dos Santos em Alvito

AMCAL vai aproveitar para promover o seu projeto “Separar sem Parar”

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) vai estar presente na Feira dos Santos e Frutos Secos, em Alvito, que começa este sábado, 29 de Outubro, e decorrer até 1 de Novembro.

Considerando-a uma «feira secular, de imensa tradição na nossa região», a AMCAL acrescenta que o certame alia «a componente tradicional da feira à mostra e representação do que mais significativo se faz no concelho e na região, contando «com uma mostra de empresas e instituições». É aí que se insere o stand da AMCAL, que continua a promover o projeto “Separar sem Parar”.

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), com sede na vila de Cuba, foi constituída em 1991 e tem como principais áreas de atividade: ambiente e gestão de resíduos; abastecimento de água para consumo humano em alta (até julho 2010); saneamento básico (limpeza de fossas particulares e desobstrução de coletores de esgoto); turismo, cultura e património; metrologia (verificação de balanças e pesos).

Atualmente é constituída pelos municípios de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, servindo uma população de 22 895 habitantes, com 21 freguesias e uma área total de 1 749 quilómetros quadrados.

No que respeita ao ambiente e à gestão de resíduos, o sistema da AMCAL integra as seguintes infraestruturas e equipamentos: Aterro Sanitário Intermunicipal de Vila Ruiva; central de triagem (Vila Ruiva); parque de resíduos recicláveis (Vila Ruiva); 5 ecocentros (Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira); 3 estações de transferência (Vila Ruiva, Vidigueira e Portel); 18 viaturas de recolha e transporte de resíduos; 129 ecopontos municipais para deposição seletiva de resíduos urbanos.

A AMCAL detém ainda participação nas instalações de Tratamento Mecânico e Biológico de Resíduos de Évora e Beja, bem como na instalação de produção de Combustíveis derivados de Resíduos (CdR) de Évora.

 

 



Comentários

pub