Concursos, artes performativas, música, dança, pinturas faciais, desfiles fantasmagóricos e uma Spooky Run marcam o programa de Halloween do Município de Albufeira.
À semelhança de edições anteriores, o Largo Engenheiro Duarte Pacheco, a Rua 5 de Outubro e a Avenida Sá Carneiro vão estar decoradas a rigor, num cenário onde não falta o Túnel dos Horrores e personagens assustadoras.
«Esta é mais uma iniciativa que confirma que Albufeira tem grande atratividade durante todo o ano e que o Halloween, apesar de não ser uma tradição originalmente portuguesa, veio para fica», refere o presidente da Câmara, aproveitando para agradecer aos comerciantes e restantes parceiros, «sem os quais a realização do evento não seria possível».
No sábado, 29 de Outubro, às 20h30, pelo palco do Largo Eng. Duarte Pacheco vão desfilar os concorrentes dos concursos de “Abóbora Original” e o “Monstro (a) mais Belo (a), seguindo-se às 21h30 a performance “O Castelo do Mago” pela Associação Satori, uma adaptação da lenda das Mouras Encantadas ao espírito do Halloween.
Na Rua 5 de Outubro está programada a atuação do DJ Serginho às 22h00, acompanhada por cocktails de Halloween pela Associação Barmen de Albufeira.
No segundo dia, 30 de Outubro, o palco do Largo Eng. Duarte Pacheco recebe um espetáculo cheio de ritmo pelos KIDS – Karen`s International Dance Studios.
E na segunda-feira, 31, as celebrações começam mais cedo, às 19h00, com um desfile fantasmagórico que vai percorrer a baixa da cidade, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, zombies, cuspidores de fogo, bailarinas, andarilhos e outras personagens, a que se junta a Banda Al Fanfare.
Às 20h00, a partir do Largo Eng. Duarte Pacheco, realiza-se a Spooky Run. A iniciativa conta com dois percursos (de 7 e de 4 quilómetros) à escolha dos participantes. Trata-se de uma organização do Clube Desportivo das Areias S. João, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e parceria das Caminhadas ao Luar, LiberMed, e Horta da Orada.
Mais ou menos pela hora do jantar, às 21h00, a Piri Piri & Co desafia os participantes para o concurso “Asinhas infernais” às qual se segue uma atuação da banda local Diébe Band.
A animação prossegue no Largo Eng.o Duarte Pacheco, com o DJ Henrique Pontes, a partir das 23h30. Também na Rua 5 de Outubro,
mas às 22h00, a animação fica a cargo do DJ Miguel Filhó.
Ao longo dos três dias, 29,30 e 31, entre as 20h30 e a 23h00, as celebrações de Halloween chegam também à Avenida Sá, na zona da Oura, com sustos e diabruras protagonizados por várias personagens verdadeiramente assustadoras.