Petição da Plataforma Alentejo sobre acessibilidades discutida na Assembleia da República

Aeroporto de Beja, eletrificação ferroviária e A26 são algumas das prioridades

A Assembleia da República vai apreciar a petição  “Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”, da Plataforma Alentejo, na reunião plenária de 28 de Setembro. Os membros do secretariado da Plataforma Alentejo estão a organizar uma delegação para seguir, presencialmente, o debate na AR.

A petição “Plataforma Alentejo – Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional” apresenta as prioridades no domínio das acessibilidades e transportes que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento sustentável de toda a região do Alentejo, bem como, para a sua coesão social, territorial, ambiental e energética, com benefícios para a totalidade do território nacional.

Entre outras prioridades, a Plataforma Alentejo exige que se considere o Aeroporto Internacional do Alentejo/Beja como parte do sistema aeroportuário nacional.

Consideram ainda prioritária a eletrificação e modernização das Ligações Ferroviárias Sines-Caia por Beja (com ligação à Funcheira-Linha do Algarve) e Portalegre-Abrantes.

A Plataforma Alentejo reclama também a requalificação, em perfil de autoestrada, ligando o nó da A26 a Beja, e a ligação do nó da A23 (Nisa) ao nó da A6 (Estremoz).

O debate, agendado para as 15 horas, pode ser seguido através do Canal Parlamento, disponível na TDT, nos canais por cabo, no sítio da internet da Assembleia da República, na área do Canal Parlamento ou no Facebook do Canal Parlamento.

 

 

 



Comentários

pub