Almodôvar: Lucinda Jorge acusa António Bota de «falta de cultura democrática»

Vai manter-se como vereadora do PS na Câmara, mesmo sem pelouros, nem funções

A agora vereadora Lucinda Jorge

Lucinda Jorge, que era até ontem vice presidente da Câmara de Almodôvar, tendo sido destituída do cargo pelo presidente da autarquia, acusa António Bota de «falta de cultura democrática».

Ontem, o presidente da autarquia anunciou, em comunicado emitido pela Câmara Municipal, que Lucinda Jorge tinha deixado de ser vice presidente, por «falta de confiança política», numa decisão corroborada pela «restante vereação (PS)».

Agora, em esclarecimento enviado ao Sul Informação, a vereadora, que foi a número dois da lista do Partido Socialista nas Eleições Autárquicas de 2021, explica que tudo resulta da sua decisão de se candidatar à presidência da Concelhia de Almodôvar do PS, cargo que é agora desempenhado por António Bota, depois deste ter anunciado, «numa reunião da Comissão Politica, a sua indisponibilidade para se voltar a recandidatar, como ficou escrito na ata da reunião».

Lucinda Jorge acrescenta que Bota foi mesmo «o primeiro militante a ser convidado para integrar» a sua lista, «convite que declinou».

A vereadora salienta ainda que «o restante executivo da Câmara Municipal de Almodôvar e respetivo gabinete de apoio também foram interpelados para integrar a lista», mas que, «por motivos óbvios, foram obrigados a recusar».

Depois da recusa de Bota, Lucinda Jorge continuou os contactos «com militantes, formando uma lista abrangente, de todo o concelho, com 42 mulheres e homens».

No entanto, em três reuniões entre o ainda presidente da Concelhia (António Bota) e a candidata, «a proposta apresentada foi apenas e só a abdicação da militante Lucinda Jorge da sua candidatura em favor de outrem», algo que ela não aceitou.

Mais tarde, continua o esclarecimento, «num jantar convívio com militantes e simpatizantes, o presidente da Concelhia do PS de Almodôvar, Dr. António Bota, voltou com a sua palavra atrás, invocando a tentativa de união do partido, declarando que iria ser candidato às eleições internas a realizar no dia 7 de outubro de 2022».

Lucinda Jorge decidiu, no entanto, manter a sua candidatura, invocando «a pluralidade democrática que sempre fez parte do Partido Socialista».

Este clima de confronto culminou no passado dia 1 de Setembro, quando, na reunião da Comissão Política da Concelhia do PS de Almodôvar, Bota terá informado Lucinda Jorge que, «caso não desistisse da sua candidatura, lhe iria retirar os pelouros atribuídos enquanto vereadora», bem como «a vice presidência». Uma ameaça que o também presidente da Câmara concretizou esta segunda-feira, 5 de Setembro.

Apesar disso, Lucinda Jorge anuncia, no seu esclarecimento,que vai continuar a «estar presente nas reuniões camarárias e da Assembleia Municipal, como Vereadora do Partido Socialista, defendendo as causas do Concelho de Almodôvar e dos seus munícipes».

 

 

 



Comentários

pub