Rui Veloso, Cuca Roseta, tradição e animação juntam-se na Feira de Agosto de Grândola

Esta é a «grande festa de Verão» do Litoral Alentejano, segundo a organização

Rui Veloso, Cuca Roseta, Expensive Soul e uma festa M80, mas também animação itinerante, atividades no picadeiro e gastronomia, vão juntar-se na Feira de Agosto, que vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições, em Grândola, de 25 a 29 de Agosto.

Em 2022, a «grande Feira do Litoral Alentejano» vai contar «com cerca de 500 expositores», que vão mostrar «as potencialidades e recursos» do concelho aos milhares de visitantes que são esperados, ilustra a Câmara de Grândola.

O evento arranca no dia 25 de Agosto com a Festa M80 – Tour 15 Anos, «uma das festas mais lendárias de todo o país», que traz consigo uma banda ao vivo, bailarinos e os DJs M80.

No dia 26, sobe ao palco Maninho, «o cantor do grande sucesso “ Pode tentar”», seguindo-se, a 26, o concerto da fadista Cuca Roseta.

No dia 28, atuam os Expensive Soul e a encerrar a Feira de Agosto, no dia 29, será a vez de Rui Veloso, «o pai do rock português», dar um concerto.

 

 

Antes e depois dos espetáculos no palco principal, «há mais música para ver e ouvir no palco bar e muita animação de rua pelo recinto da Feira».

A animação itinerante vai ter lugar todos os dias às 20h30 e será garantida pelos grupos Dixit (dia 25), Bardoada (26), I Brass (27), Agarra-te O’Brass (28) e Original Bandalheira (29).

«Os concertos no Palco Bar acontecem de sexta a domingo às 23h45 e encerram as noites da feira. No dia 26 há Ska Rock com os Skalibans; dia 27 a banda de covers Oh My Dog promete muita animação e no dia 28 sobem ao palco os Triskle – banda de covers – com sons de pop/ rock», descreve a autarquia.

Outra vertente da feira é a da promoção das tradições rurais.

O Festival Hípico é um exemplo desta aposta e incluirá a 24ª edição da prova desportiva, «uma das principais atrações da Feira», que vai decorrer na tarde de sábado a partir das 15h00, no Picadeiro.

Neste espaço também haverá atividades diárias que incluem batismos equestres, reprise equestre e freestyle Canino.

«Situada entre o Picadeiro e o Jardim das Oliveiras, a Praça Rural da Feira de Agosto volta a apresentar a Tenda Animal com exposição de gado bovino, ovino e caprino e conta com a participação dos principais representantes das marcas ligadas ao setor. Este ano, pela primeira vez, este espaço vai ser dinamizado com um conjunto de conversas sobre a Proteção do Sobreiro e do Pinheiro em modo ecológico/resíduo zero; a importância dos microrganismos no solo e Pastagens e forragens», descreve a Câmara de Grândola.

 

 

Na Feira de Agosto, também se poderá encontrar «o melhor da gastronomia regional» em restaurantes e bares localizados ao longo do recinto e na zona das tasquinhas e de produtos regionais.

No espaço da nave central – entre os dois pavilhões de expositores –, situar-se-á o espaço vínico “A Gosto” dinamizado pela Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana, que conta com a participação dos produtores A Serenada, Companhia Agrícola da Barrosinha, Herdade de Canal Caveira, Monte da Carochinha e Herdade do Brejinho da Costa e vai promover também o recente projeto “Vinho da Mina”.

Nesta feira «que conjuga tradição e modernidade», os visitantes também poderão presenciar o trabalho de artesãos e artesãs.

«Estrategicamente localizados na entrada principal do certame estarão mais de 30 artesãos. Aqui poderá encontrar brinquedos em madeira, trabalhos em cortiça, ferro forjado, joalharia, cestaria e cerâmica. Nos dois pavilhões de expositores encontram-se os principais agentes económicos do concelho. Na Zona da Feira franca encontra mais de 200 feirantes», segundo a autarquia.

A pensar nas famílias, serão instalados 16  divertimentos para adultos e crianças, «desde a clássica Pista de Carros de Choque à imponente Roda Gigante, que volta a Grândola, maior, com ar condicionado e acesso e entrada gratuita a pessoas com mobilidade reduzida».

A sustentabilidade não foi esquecida e serão fornecidos pela organização 50 mil copos reutilizáveis aos bares centrais da praça de espetáculos e aos bares junto à zona dos divertimentos «para serem disponibilizados de forma gratuita aos visitantes da Feira».

«Neste primeiro ano, a utilização de copos reutilizáveis será feita de forma gratuita e nos bares de maior consumo de bebidas, mantendo-se ainda a possibilidade de utilização de copos de plástico. Pretende-se, no futuro, implementar em todos os eventos organizados pelo Município a utilização apenas de copos reutilizáveis, substituindo os habituais copos de plástico descartáveis», explicou a Câmara.

Nesse sentido, «este teste piloto a realizar na Feira de Agosto será fundamental para avaliar a implementação desta medida de sustentabilidade ambiental, que visa a consciencialização de todos para a necessidade de redução do consumo de plástico».

Um Espaço Bebé, o reforço da rede wifi e de ATM no recinto (dois equipamentos no exterior e o habitual no pavilhão 2) e colocação de sinalética direcional, bem como os dois “Comboios da Feira” gratuitos que efetuam o trajeto entre a Feira de Agosto e vários pontos estratégicos da vila, são outras das valências do certame.

A entrada na Feira de Agosto é gratuita.

 

 

 

 



Comentários

pub