Joana Vasconcelos visitou Oficina de Tecelagem de Mértola

Artista esteve à conversa com duas mestres tecedeiras, no âmbito do projeto Futurama

Foto: Futurama | Facebook

Joana Vasconcelos, uma das mais conceituadas artistas plásticas contemporâneas portuguesas, esteve em Mértola no passado sábado, 30 de Julho, para visitar a Oficina de Tecelagem da vila e partilhar momentos de conversa com as mestres tecedeiras Helena Rosa e Fátima Mestre. 

A visita decorreu no âmbito da iniciativa “Constelações” do Futurama, num espaço que «há vários anos preserva uma das mais importantes e antigas artes da região, e levou Joana Vasconcelos a falar sobre sua relação com o artesanato português e a influência do mesmo na sua obra».

«Usando padrões e técnicas originais da tecelagem, a artista descontextualiza-as em criações originais. Houve espaço para falar também sobre a relevância da recuperação e preservação desta arte tão importante para a identidade e cultura do nosso país», lê-se na nota publicada na página de Facebook do Futurama.

O Futurama é um projeto cultural sem fins lucrativos, sediado em Beja, que implementa no Baixo Alentejo um ecossistema cultural e artístico, transdisciplinar, colaborativo e transfronteiriço, através de uma programação partilhada que coloca em diálogo educação e artes, criação contemporânea e tradição, espaços culturais, patrimoniais e de ensino.

 

Fotos: Futurama | Facebook

 



Comentários

pub