Os “Dias d’as Virgens Negras” estão de volta à Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo, já este fim de semana, com uma oficina de Iluminuras Medievais.
De acordo com Associação Cultural “O Corvo e a Raposa”, que promove estes Dias, a oficina «complementa a residência artística de música medieval do Ensemble Na Rota do Peregrino, ambicionando dar uma componente visual à proposta musical a apresentar em concerto».
«Não se trata de aprender as técnicas estritas da iluminura, antes fazer uma proposta historicamente informada que permita realizar um trabalho usando recursos visuais e técnicos da época».
A oficina acontece no dia 6 de Agosto, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e 16h30, e no dia 7 de Agosto, entre as 10h00 e as 12h30.
A participação é gratuita, mas pressupõe a presença nos dois dias de trabalho, «já que algumas técnicas implicam períodos de espera para secagem, necessários à correta finalização dos trabalhos». Quem quiser participar, deverá inscrever-se aqui.
Com esta oficina, a Associação pretende «envolver a comunidade e sensibilizá-la através duma atividade concreta para questões históricas, patrimoniais e identitárias que reforcem os laços com o património local e contribuam para a formação dum público informado».
Após breve apresentação do tema, os participantes são convidados a procurar inspiração para o desenho da sua iluminura nos elementos observados no local, podendo também recorrer a imagens facultadas. O trabalho será depois feito com têmpera de ovo preparada no momento e haverá também recurso à técnica da “folha de ouro”.
Entre 7 e 13 de Agosto, há uma exposição a cargo da diretora artística Mara Taquelim.
Este é um projeto apoiado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.