Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mariana Líbano, ciclista do Velo Performance/JS Campinense, venceu hoje a 1.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19.

A atleta “algarvia” parte assim de amarelo para a etapa de amanhã. Daniela Simão, também de uma equipa algarvia (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), foi a melhor cadete em prova.

A 1.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19, que junta cadetes e juniores, decorreu em Alpiarça. A primeira etapa consistiu num prólogo de cinco quilómetros, no qual participaram 51 atletas de ambas as categorias.

infraquinta rumo à sustentabilidade

De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a primeira corredora a estabelecer um tempo de referência foi Patrícia Duarte (Maiatos/5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), concluindo o seu esforço individual com uma marca de 7min 49seg .

Este tempo só veio a ser batido por uma das últimas corredoras a partir: Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais). A corredora, que se sagrou recentemente campeã nacional na sua categoria, na especialidade de contrarrelógio, foi a melhor cadete em prova no dia de hoje, tendo terminado com um tempo de 7min 44seg.

No entanto, faltava chegar ainda a campeã nacional de contrarrelógios, na categoria de juniores femininas, Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense), que concluiu a prova em 7min 15seg. Este foi o tempo que lhe garantiu a vitória no prólogo e a camisola amarela.

«Estou muito contente por partir de amarelo. As próximas etapas vão ser um grande desafio, por isso vai ser uma questão de ver como tudo corre dia a dia e tentar defender ao máximo esta camisola que é um grande objetivo. Tenho gostado cada vez mais da especialidade de contrarrelógio e começar a volta de amarelo é muito entusiasmante e dá-me muita motivação para as próximas etapas», disse Mariana Líbano.

Daniela Simão ocupa a segunda posição na classificação, tendo gasto mais 29 segundos que Mariana Líbano. Ainda assim, este resultado garante-lhe neste momento o estatuto de melhor cadete feminina em prova.

O terceiro lugar ficou para Patrícia Duarte, que fechou o prólogo a 34 segundos do tempo vencedor.

A etapa de amanhã irá ligar Samora Correia a Benavente, num percurso de 56,4 quilómetros. Este traçado terá três prémios de montanha de terceira categoria, todos eles em Benavente (ao quilómetro 12,8, quilómetro 31,2 e quilómetro 49,9), quando estiverem a faltar menos de 10 quilómetros para o final da etapa.



vila do bispo
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Foto capa by David Pereira

AC Jopelor triunfa em casa no Circuito Brito da Mana em Tavira

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações