“Bandeira Azul”, “Praia Acessível – Praia para Todos” e “Portugal Guia-Te 2022” foram algumas das distinções atribuídas às praias de Portimão nesta época balnear.
A “Bandeira Azul”, foi hasteada na Praia da Rocha, Marina de Portimão, Três Castelos, Vau, Três Irmãos, Torralta e Alvor, «comprovando o cumprimento de critérios como a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e os equipamentos, bem como a segurança e os serviços».
Além desta, a bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos” está de regresso às praias da Rocha, Vau, Três Irmãos, Torralta, Alvor e Marina – uma distinção relacionada com os acessos pedonais sem obstáculos para pessoas com mobilidade condicionada, o estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com mobilidade condicionada, as passadeiras sobre o areal e a existência de instalações sanitárias adaptadas, entre outros.
A Praia da Rocha voltou ainda este ano a merecer o Grau Qualidade de Ouro, atribuído pela associação ambientalista Quercus.
Com acesso facilitado para portadores de deficiência, a Praia da Rocha possui um renovado passadiço de 1,4 quilómetros, ao longo do qual funcionam vários restaurantes e bares, um parque infantil e duas áreas desportivas.
A obra fortaleceu os atrativos da Praia da Rocha, renovando o título Cinco Estrelas na sua categoria, distinção já recebida em 2019, ano em que foi a campeã nacional absoluta dos ‘hashtags’ no Instagram, com mais de 62 mil partilhas nesta rede social.
Em resultado desta avaliação, é publicado online o “Portugal guia-Te 2022”, já em terceira edição, que realça os méritos da Praia da Rocha, como «a fabulosa vista panorâmica sobre a linha da costa desfrutável num dos dois miradouros da praia», «a areia limpa e clara, as águas cristalinas que refletem todos os tons de azul, as rochas caprichosas, o esplendor do sol, numa paisagem natural de cortar a respiração, tal a beleza», refere a autarquia.
Além destes aspetos, a Praia da Rocha lidera a lista relativa à demanda dos turistas por casas de férias em zonas balneares portuguesas para este Verão, com uma média de 12.100 consultas/mês, no motor de pesquisa Holidu.pt.