Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

No âmbito das atividades do projeto Magallanes_ICC, a Direção Regional de Cultura do Algarve volta a levar Monchique várias atividades, desta vez nos dias 22 e 27 de Julho.

No dia 22, o arqueólogo Filipe Castro apresenta a conferência “Construir e armar caravelas algarvias na primeira modernidade”, na sala Manuel Martins, da Junta de Freguesia de Monchique, das 17h30 às 19h30. Segue-se no dia 27, na Fóia, a oficina criativa de design territorial, orientada pela designer Alexandra Santos, na sede da N’Artecicus, das 18h00 às 20h00.

Na conferência, Filipe Castro falará sobre a construção naval, nomeadamente das caravelas, na Península Ibérica a partir do século XV, do ponto de vista da evolução tecnológica, que permitiu a exploração dos oceanos e as novas descobertas do mundo por parte dos europeus.

jf-quarteira

A partir do conhecimento histórico partilhado neste encontro, a comunidade das ICC terá oportunidade de participar numa oficina criativa, onde se utilizarão técnicas de design territorial com o objetivo de «estimular o surgimento de novas ideias a aplicar na criação e/ou desenvolvimento de produtos ou serviços no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas, respondendo aos seus desafios particulares no campo da comunicação, divulgação e comercialização ao público», frisa a DRCultura Algarve.

Sul Informação

A participação nas conferências é gratuita, mas, quem quiser participar, deverá inscrever-se previamente através do e-mail [email protected] ou do número 964 782 462.

No dia 6 de Agosto acontecerá também uma nova oficina criativa de design territorial dedicada ao tema das fortificações do barlavento algarvio, entre as 18h00 e as 20h00, em local a divulgar brevemente.

O Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça (Interreg), que reúne vários parceiros do Alentejo, Algarve e Andaluzia para trabalhar a temática das Indústrias Culturais e Criativas, com inspiração na passagem dos 500 anos da viagem de circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães, evocando o seu carácter pioneiro, criativo e inovador. Na qualidade de parceira, a Direção Regional de Cultura encontra-se a trabalhar no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves) para estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da “participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI”.

O objetivo é promover uma transferência de conhecimento histórico, validado pela comunidade científica, para o sector cultural e criativo, apresentando-o, tal como ao património associado, como recursos criativos e de potencial económico de interesse para a criação de produtos inovadores, sustentáveis e identitários.

O projeto Magallanes_ICC é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

 



festas da cidade de olhao

Também poderá gostar

unnamed

Projeto internacional cria estúdios de gravação na natureza em Monchique

Bolo de Tacho (Monchique)

«Bolo de Tacho» de Monchique inscrito como Património Cultural Imaterial

joao afonso

Monchique celebra 25 de Abril com João Afonso e espetáculo para escolas