Autarcas do Alentejo querem reunir-se com Ministro das Infraestruturas

CIMBAL pretende analisar a capacidade de resposta do Aeroporto de Beja

Os autarcas do Baixo Alentejo vão convidar Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação, «para debater a situação atual e perspetivas futuras» do Aeroporto de Beja, sobretudo «tendo em vista a capacidade de resposta deste equipamento e quais as complementaridades que pode proporcionar a Lisboa e Faro».

A decisão de convidar o governante foi tomada durante uma reunião do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, que teve lugar na segunda-feira, dia 11 de julho,  na qual esteve em cima da mesa, entre outras matérias, a avaliação das potencialidades do Aeroporto de Beja.

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo afirma, em nota de imprensa, que «esta infraestrutura, absolutamente, essencial para o desenvolvimento do nosso território, tem sido objeto de debate, no seio dos órgãos da CIMBAL e à qual tem sido dado especial relevo nos contributos efetuados por esta Comunidade para o Plano Nacional de Investimentos – PNI 2030; para o Alentejo 2030 e PRR – Plano de Recuperação e Resiliência».

«O momento atual, de retoma “pós-pandemia” do mercado turístico, colocou grandes dificuldades às companhias aéreas em dar resposta à enorme procura», estando «os principais aeroportos completamente esgotados, com inúmeros voos cancelados», cosntata a CIMBAL.

«Perante esta situação e com o Aeroporto de Beja subaproveitado», os autarcas do Baixo Alentejo querem debater o tema com o ministro das Infraestruturas.

 

Na mesma reunião do Conselho Intermunicipal, foram ainda aprovados procedimentos no âmbito do projeto +Sucesso Educativo (Projeto intermunicipal financiado pelo Alentejo 2020 – FSE, para Promoção do Sucesso Escolar), nomeadamente a disponibilização de Módulos Aplicacionais para Gestão de Projetos Educativos e de Plano de Turma no Observatório da Educação do Baixo Alentejo, possibilitando aos nossos Agrupamentos de Escolas dar resposta à nova legislação.

Foram também prorrogados para o próximo ano letivo, os projetos “Hypatiamat” (reforço das competências na área da Matemática nos 2.ºs e 3.ºs anos do primeiro ciclo) e “CiiL”, competências pré-leitoras e leitoras (último ano do pré-escolar e 1.º ano do primeiro ciclo).

 



Comentários

pub