Incendiário do Clube Fluvial Odemirense condenado a 6 anos e 6 meses de prisão

Cidadão alemão também terá de pagar indemnizações

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O alemão de 35 anos que ateou um incêndio que destruiu as instalações do Clube Fluvial Odemirense foi condenado a seis anos e seis meses de prisão pelo Tribunal de Beja, hoje, dia 20 de Junho.

Markolf Ipfelkofer também fica obrigado ao pagamento de duas indemnizações cíveis, uma ao Clube Fluvial Odemirense, no valor de 108 mil euros, por danos em embarcações e noutros bens, e a outra à Câmara Municipal de Odemira, de 70 mil euros, pelos danos no edifício, que é propriedade da autarquia.

O Coletivo de Juízes considerou que ficou provado que o cidadão alemão cometeu os crimes de dano e furto, ambos qualificados, no dia 9 de Outubro de 2021.

Pelo primeiro crime, ​​​​​​​Markolf foi punido com cinco anos de prisão e pelo segundo foi condenado em dois anos e seis meses de cadeia, continuado em prisão preventiva a aguardar o trânsito em julgado, situação em que se encontra desde 11 de Outubro de 2021.

Já do crime de incêndio, do qual também estava acusado, o arguido foi absolvido.

 

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

«Após o cumprimento da pena de prisão, Markolf será extraditado para a Alemanha, onde será julgado por furtos em diversas regiões daquele país, entre eles o da carrinha Volkswagen em que se fazia transportar na noite do incêndio, pertença da “Universiat Hohenheim Fuhrpark”, em Estugarda, já que sobre o mesmo pende um Mandado de Detenção Europeu emitido pelas autoridades judiciais alemãs», segundo o Jornal de Notícias.

Markolf Ipfelkofer deitou fogo às instalações daquele clube de Odemira, depois de ter assaltado o edifício, como forma de esconder provas do seu crime.

O fogo, que começou por volta das 5h30 da madrugada de dia 6 de Outubro, consumiu perto de 60 embarcações, meios de navegação e equipamentos do ginásio, causando um prejuízo ao clube avaliado em mais de 100 mil euros.

 

 

 

 



Comentários

pub