Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Subida da temperatura, com máximas de 40ºC e noites tropicais, bem como o transporte de poeiras oriundas do Norte de África. Será este o estado do tempo entre 9 e 13 de Junho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA explica que, nestes dias (13 de Junho é feriado em Lisboa), em Portugal Continental, prevê-se «uma situação de tempo quente, devido a uma massa de ar tropical proveniente do Norte de África/Península Ibérica, transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado sobre a região dos Açores, em crista para a Europa Central, e um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica».

E é este verdadeiro imbróglio meteorológico que leva a prever «uma subida dos valores da temperatura, em especial da máxima e nos dias 9 e 10, atingindo-se na generalidade do território, temperaturas máximas entre 30 e 35°C, com valores mais elevados, da ordem de 40°C, na Beira Baixa, Vale do Tejo e interior do Alentejo».

recrutamento zoomarine 2025

Na faixa costeira ocidental, os valores deverão ser «ligeiramente inferiores», variando entre 25 e 30°C, devido ao vento de nor-noroeste, que poderá ser por vezes forte durante as tardes.

No dia 13, segunda-feira, a tendência aponta para uma pequena descida dos valores de temperatura, em especial da máxima, entre 2 e 5°C.

O IPMA acrescenta que os valores das temperaturas máximas deverão estar «entre 5 e 12°C acima dos valores médios para a época do ano, situação que é
comum nesta altura do ano, e que neste contexto levará à emissão de avisos de Tempo Quente, em particular no interior».

As temperaturas mínimas deverão subir no dia 10, prevendo-se noites tropicais (ou seja, com mínimas acima dos 20ºC) no interior, em especial do Centro e Sul, e no Sotavento algarvio.

Poderá igualmente haver «condições de instabilidade nas regiões do interior a partir da tarde de dia 10, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas localizados.

«Adicionalmente, poderá haver transporte de poeiras oriundas do norte de África», conclui o IPMA.

Em resumo: umas mini férias cheias de calor, para aproveitar na praia. No Algarve, devido ao Levante previsto, a temperatura da água do mar deve estar convidativa.

 

 

Sul Informação

 



recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

colors of Portugal

Onze suspeitos da prática de diversos crimes detidos pela PSP em Beja

default

CCMAR apresenta Observatório Marinho do Algarve à comunidade científica e empresarial 

Castro Verde

Castro Verde avança com obras no Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básica