CEBAL dá a conhecer trabalho científico português sobre vacinas de RNA potenciadas pela pandemia

Nesta sessão, os lipossomas serão os nanotransportadores abordados

“Lipossomas: redescobrir estes nanotransportadores à boleia da pandemia”, com Andreia Gomes, professora associada da Universidade do Minho é o tema da sessão online marcada para amanhã, dia 21 de Junho, às 14h30.

A sessão decorre no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) e propõe dar a conhecer ao público um trabalho científico português na área das vacinas de RNA, que tão conhecidas ficaram nos últimos tempos devido ao aparecimento do vírus que provoca a Covid-19.

«Um dos aspetos positivos da pandemia que mudou irremediavelmente a vida de todos foi o reconhecimento da importância da investigação científica e, especificamente, do conhecimento sobre vacinas de RNA e sobre nanotransportadores», explica o CEBAL.

«Os nanotransportadores revelam-se essenciais para uma boa eficácia destas novas estratégias terapêuticas. São pequenos veículos, de dimensão nanoscópica, que podem ser preenchidos com uma substância ativa e utilizados para a entregar em células ou órgãos específicos», acrescenta.

Nesta sessão, os lipossomas serão os nanotransportadores abordados. Eles têm paredes feitas de lípidos, o mesmo material que compõe a membrana das células, daí a sua designação, já são conhecidos há décadas e têm uma gama ampla de aplicações. Podem ser encontrados em muitos produtos de consumo diário, nomeadamente em cosméticos e alimentos, além de em medicamentos.

A professora Andreia Gomes, bióloga de formação e que desde 2007 trabalha na Universidadea do Minho, destacando-se pela inter- e multidisciplinaridade dos trabalhos científicos que desenvolve e em que participa, pretende mostrar os principais marcos de um trabalho que permitiu desenvolver um sistema lipossomal em que a sua aplicação visa a entrega controlada de RNA, com potencial aplicação em oncologia, mas que se pode extrapolar para a várias outras situações clínicas relevantes.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom, é aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.

O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, em que convida personalidades da área académica, indústria, produtores, associações de produtores e outras entidades relacionadas, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de experiências, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, e dando a conhecer à Sociedade o que mais inovador se faz nas diferentes áreas.

 

 



Comentários

pub