Transportes: Sónia Ramos (PSD) preocupada com «assimetrias» que afetam Alentejo

«Não será este o momento de reforçar a densificação da oferta de transportes e contribuir, de facto, para a coesão social?», questionou a parlamentar

Sónia Ramos, deputada do PSD eleita pelo círculo eleitoral de Évora, mostrou-se preocupada, na passada quarta-feira, 11 de Maio, na audição ao ministro do Ambiente e da Ação Climática, com as assimetrias regionais, em matérias de transportes, que «afetam o Alentejo». 

«Não será este o momento de reforçar a densificação da oferta de transportes e contribuir, de facto, para a coesão social?», perguntou a deputada.

Sónia Ramos referiu que o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes (PART), bem como o Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP) «contribuíram para uma oferta mais alargada e tarifas equilibradas», mas «beneficiaram, sobretudo, as populações do litoral que vivem em zonas urbanas».

No caso do PART, dos 138 milhões que foram aplicados em 2020 ao abrigo do Fundo Ambiental, «117 milhões ficaram nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, ou seja 85%».

O PROTransP, que incide apenas sobre os territórios das Comunidades Intermunicipais (CIM), também podia ter sido melhor distribuído, segundo a parlamentar.

A dotação atribuída foi de apenas 15 milhões de euros o que, a dividir por 23 CIM, «se revelou pouco expressivo e com impacto limitado na oferta de transportes disponibilizada».

«O Alentejo, que equivale a um terço do território nacional, recebeu apenas 1 milhão e duzentos mil euros, importantes, mas insuficientes. No Orçamento do Estado para 2022 está prevista uma verba semelhante», apontou Sónia Ramos.

Por fim, a deputada alertou que «a escalada do preço dos combustíveis é especialmente sentida onde as distâncias a percorrer são maiores» e «muitos utentes, por necessidade, procuram transportes públicos, como é o caso do distrito de Portalegre, onde a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), desde o final de Fevereiro, registou um aumento da procura acima de 10%».

 



Comentários

pub