Associação de Agricultores do Sul abre curso de formação profissional sobre azeite

Curso surge de um trabalho em parceria entre o IPBeja, o IPPortalegre e o CEBAL

Um curso sobre azeite dirigido a vários agentes do setor vai ser promovido pelo Serviço de Formação Profissional da ACOS – Associação de Agricultores do Sul a partir de Junho nas instalações da associação, em Beja.

Entre os objetivos da formação contam-se «a identificação da matéria-prima com níveis de qualidade de acordo com a legislação em vigor e a aplicação adequada de processos tecnológicos, tendo em conta diferentes tipos de azeite», refere a ACOS.

Também se pretende evidenciar a «importância de análises físico-químicas para verificação e controlo de pontos críticos, entre outros procedimentos» relativos «à capacitação do produtor ou técnico agroindustrial».

Claudino Matos, diretor-geral da ACOS, esclarece que o curso é fruto de uma parceria entre a associação, os Institutos Politécnicos de Beja e de Portalegre e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL).

 

 

O responsável realça, ainda, que o trabalho realizado na área do olival e do azeite pelo Laboratório de Química da ACOS.

No decorrer do curso será feita uma abordagem a processos de colheita e verificação laboratorial de amostras, bem como, uma prova organolética de azeite.

 

 

 



Comentários

pub