Aljezur e Vila do Bispo vão receber o “Festival Sargo da Costa Vicentina”

Entre 20 e 29 de Maio

Os municípios de Aljezur e de Vila do Bispo vão receber, entre 20 e 29 de Maio, o “Festival Sargo da Costa Vicentina”. 

Este é um evento promovido em parceria com a Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto “VALSARGO – Valorização do Sargo da Costa Vicentina”, no qual, durante dez dias, os restaurantes aderentes apresentarão pratos dedicados ao Sargo da Costa Vicentina, proporcionando aos seus clientes experiências gastronómicas como pratos de autor, degustações ou workshops de cozinha.

Além das experiências gastronómicas, serão realizadas ações de sensibilização nas escolas como a palestra “Sargo na Costa Vicentina”, no dia 20 de Maio, destinada a alunos dos municípios de Aljezur e Vila do Bispo, e o concurso “Eu Vi um Sargo”, que desafiará as Escolas do 1º ciclo a apresentarem trabalhos sobre o Sargo da Costa Vicentina.

A abertura oficial do Festival está agendada para o dia 21 de Maio, com a realização das Jornadas do Sargo da Costa Vicentina, no Centro Interpretação da Lota de Sagres, às 10h00, cuja sessão de abertura será presidida por Rute Silva e José Manuel Gonçalves, presidentes das Câmaras de Vila do Bispo e de Aljezur.

Às 10h30, Ana Carla Garcia, da Universidade de Coimbra, apresentará o projeto “VALSARGO – Valorização do Sargo da Costa Vicentina”. Seguindo-se a mesa-redonda “Valorização do Sargo da Costa Vicentina”.

A 28 de Maio, às 15h00, está agendada a sessão de encerramento na sede da Associação Pescadores da Arrifana com a presença do autarca de Aljezur, da presidente de Vila do Bispo, e Tiago Verdelhos, da Universidade de Coimbra, que fará um balanço sumário da iniciativa e apresentará as próximas iniciativas do projeto VALSARGO. Após a sessão, haverá um momento de degustação de Sargo da Costa Vicentina.

Os restaurantes aderentes podem ser consultados aqui.



Comentários

pub