Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

O I Simpósio de História e Arqueologia Náutica e Subaquática de Lagos, no qual será apresentada a investigação realizada na costa lacobrigense, vai decorrer no dia 13 de Abril, a partir das 15h00, no o Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, naquela cidade.

A iniciativa conjunta do Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (História, Territórios e Comunidades do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta) e da Câmara Municipal de Lagos resulta do protocolo estabelecido em 2016 para o estudo, divulgação, salvaguarda e valorização do património.

Com efeito, durante séculos, a praça-forte e a vila de Lagos funcionaram como ponto de apoio à navegação que, ora escalava, ora singrava ao largo do Barlavento Algarvio, numa área que ia de Odeceixe até para lá de Portimão.

sessões de cinema de inverno

Batalhas, tempestades, nevoeiros, erros de rota e ataques de corsários levavam ao encalhe, à colisão ou ao afundamento de centenas de navios.

Além de documentação em arquivo, todas estas perdas de navios geraram potenciais sítios de património cultural subaquático, monumentos submersos, hoje em dia com elevado valor científico, patrimonial e turístico.

Este primeiro simpósio irá refletir sobre a investigação efetuada até ao momento, partilhando os resultados com a comunidade. Em adição, pretende tornar cada vez mais aberta e acessível a ciência produzida na região do Algarve, sendo também apresentada publicamente a Base de Dados dos Naufrágios Históricos do Barlavento Algarvio por Alexandre Monteiro.

Com entrada livre, o evento contará com abertura de Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, e de Rosa Varela Gomes, diretora do IAP. As apresentações incidirão sobre o “Balanço dos trabalhos efetuados de 2006 a 2008 em Lagos e novas perspetivas” (Filipe Castro) e “Património Cultural Subaquático do período contemporâneo: A Segunda Guerra Mundial em águas do Algarve “ (Paulo Costa).

 

PROGRAMA

15h00 | Abertura

Hugo Pereira – Presidente da Câmara Municipal de Lagos
Rosa Varela Gomes – Diretora do IAP – Instituto de Arqueologia e Paleociências e Professora Associada com Agregação (IAP e HTC – CFE NOVA FCSH)

15h30 | Pausa/Café

16h00 | Filipe Castro (IAP e HTC – CFE NOVA FCSH)
Balanço dos trabalhos efetuados de 2006 a 2008 em Lagos e novas perspetivas

16h30 | Paulo Costa (HTC – CFE NOVA FCSH)
Património Cultural Subaquático do período contemporâneo: A Segunda Guerra Mundial em águas do Algarve

17h00 | Alexandre Monteiro (IAP e HTC – CFE NOVA FCSH)
A base de dados dos naufrágios históricos do Barlavento Algarvio

17h30 | Debate

18h30 | Encerramento

 

 



recrutamento zoomarine 2025
emarp

Também poderá gostar

Orquestra Ligeira de Lagos

Orquestra Ligeira de Lagos celebra 10 anos com dois dias de festa

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Não se pode, Não se pode (ensaio) ©JoãoVersosRoldão, TNDMII (1)

Espetáculo infantil «Não se pode! Não se pode!» estreia-se em Lagos