A Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve (APATRIS21) e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) estão a organizar o primeiro encontro de Padel Adaptado de Faro. O evento, que se irá realizar na Academia de Ténis Eduardo Beldade, na capital algarvia, está marcado para o dia 18 de Abril, às 10h00, e contará com a participação de 15 crianças e jovens, entre os 5 e os 16 anos.
A iniciativa surge no âmbito do calendário anual de desporto adaptado organizado pelo Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA, que propôs esta atividade à APATRIS21.
«Escolhemos o Padel adaptado porque ainda não tinha existido nenhum encontro com esta modalidade em Faro e porque consideramos que é sempre bom realizar este tipo de atividades ao ar livre», explica Afonso Franco ao Sul Informação.
O psicomotricista da APATRIS21 é quem está a organizar, juntamente com a educadora Inês Pereira do Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA, este encontro, cujos objetivos são «trabalhar a coordenação motora global relacionada com o padel e promover o convívio entre as crianças das duas entidades, contribuindo para a socialização».
De acordo com Afonso Franco, estas atividades são importantes para «promover a prática da atividade física e o desenvolvimento da coordenação motora» junto destas crianças e jovens.
A ideia é que, depois deste primeiro encontro, passem a existir outras iniciativas com regularidade mensal ou trimestral.