Obras de conservação da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração já têm concurso aberto

Custo das obras estimado em 620 mil euros

O concurso limitado por prévia qualificação para a empreitada de conservação parcial da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração, no concelho de Moura, já foi publicado em Diário da República, no dia 29 de Março.

Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura, revela que «a intervenção consiste na recuperação de coberturas, recuperação de fachadas e pintura de paredes e tetos interiores», representando um investimento previsto de 620 mil euros, com um prazo de execução de 365 dias.

O autarca salientou que estas obras resultam do «compromisso férreo com o património nacional que existe no nosso concelho», estando já em curso a intervenção de reabilitação da Igreja de São João Baptista, um templo manuelino que é monumento nacional. Trata-se de dois monumentos «emblemáticos do concelho», acrescentou.

Para Álvaro Azedo, a intervenção na Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração, que é também Monumento Nacional, é «uma obra mais do que merecida, que visa recuperar património de Moura, património do país».

Oiça aqui as declarações do autarca, na íntegra:

 

A entrega de candidaturas a este concurso limitado por prévia qualificação decorre até às 18h00 do dia 7 de abril próximo.

O valor do investimento será suportado pelo Programa Alentejo 2020 (FEDER), pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pela Câmara Municipal de Moura.

A Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração destaca-se pela sua arquitetura religiosa, maneirista, barroca. O templo apresenta uma portal lateral maneirista, bem como portal principal, sineira e volutas de remate das empenas de características barrocas.

No seu interior, destaque para o retábulo-mor barroco de estilo nacional, e, na capela-mor, para o silhar de azulejos do ciclo dos mestres.

 

 

 

 



Comentários

pub