Obras em igreja manuelina de Moura que é Monumento Nacional já começaram

Trabalhos custam perto de 615 mil euros

As obras de reabilitação da Igreja de São João Baptista, em Moura, já começaram, anunciou a Câmara desta cidade alentejana.

A obra, que tem um prazo de execução de 300 dias, visa recuperar a cobertura do imóvel, bem como a fachada e pintura de paredes e tetos interiores.

A intervenção de reabilitação e conservação resulta do protocolo de colaboração, assinado em Setembro de 2020, entre a Câmara Municipal de Moura, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Fábrica da Igreja de São João Baptista de Moura.

O investimento total é de 614.594,06 euros, valor suportado pelo Programa Alentejo 2020 (FEDER), pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pela Câmara Municipal de Moura.

A igreja de São João Baptista, mandada edificar por D. Manuel I, é um imóvel classificado como monumento nacional, desde 13 de junho de 1932.

O arquiteto desta obra foi Cristóvão de Almeida. Esta igreja só foi contruida porque a igreja do Castelo de Moura não tinha espaço para suportar tantas pessoas. A nave principal era só para o clero e a nobreza e as naves laterais eram para o povo.

O interior da igreja é composto por três naves, onde se destaca a capela mor, composta por azulejos sevilhanos em tons de azul. É também notável, na nave principal, um grande púlpito em mármore. O teto original desta igreja ruiu no terramoto de 1755.

 



Comentários

pub