Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A nova app do projeto “Heróis da Fruta”, que desafia «as famílias a sair do sofá», foi oficialmente lançada hoje, dia 4 de Março, em 48 concelhos do país, entre os quais Lagoa, Lagos e São Brás de Alportel, no Algarve, e Alcácer do Sal, Aljustrel, Almodôvar, Mértola e Montemor-o-Novo, no Alentejo.

Esta iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) foi lançada esta sexta-feira, Dia Mundial da Obesidade, consiste «num jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação que estreou recentemente na televisão com as vozes de Jessica Athayde e Diogo Amaral» e no projeto educativo “Heróis da Fruta”, que a associação promove nas escolas há 10 anos.

O aplicativo, desenvolvido em parceria com os estúdios ONTOP, com financiamento da Novo Nordisk Portugal e com o apoio internacional da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e da Coligação Europeia de Pacientes com Obesidade (ECPO), «surge para dar continuidade ao propósito da APCOI de contribuir para a prevenção da obesidade infantil».

infraquinta rumo à sustentabilidade

«O jogo Heróis da Fruta é uma “caça ao tesouro” dos tempos modernos, ao estilo Pokémon Go, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura de cerca de 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em múpis e cartazes presentes nos vários municípios portugueses parceiros deste projeto», descreve a APCOI.

Cada baú «contém uma saqueta de cartas escondida, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone. Há centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas também há missões para completar ou até pontos que valem prémios».

Todos os jogadores que ficarem entre os 100 primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema. Existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projeto escolar, «como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. Mas para o jogador que ficar em primeiro lugar na app está reservado o prémio mais desejado por todos: a visita dos personagens Heróis da Fruta à sua escola».

Um mapa com a localização dos diferentes baús espalhados de Norte a Sul do País e nas ilhas, pode ser consultado aqui.

«Depois do sucesso da iniciativa “Heróis da Fruta” nas escolas e do recente lançamento da nossa série infantil com o mesmo nome, foi fundamental para a APCOI dar o salto e conseguir montar um projeto diferenciador e capaz de envolver ao mesmo tempo crianças e respetivas famílias numa maior consciencialização da sociedade para a obesidade infantil e, consequentemente, na adoção de hábitos de vida que contribuam para a prevenção desta doença, que afeta atualmente uma em cada três crianças», segundo Mário Silva, presidente da associação.

 

 

Sul Informação

 



jf-quarteira
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

O almirante Henrique Gouveia e Melo, fala aos jornalistas durante o ‘What’s Next Summit 2025’, encontro global que reúne líderes empresariais, decisores políticos e inovadores para refletir sobre o futuro das empresas e da sociedade em tempos de incerteza abordando o tema “A importância da robótica na exploração marinha”, evento promovido pela Porto Business School, no Porto, 01 de abril de 2025. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Gouveia e Melo confirma que é candidato às presidenciais e apresenta candidatura a 29 de Maio

livro do mês

A Trilogia de Copenhaga, de Tove Ditlevsen: a escrita como recusa de ilusão

convento da tomina

Herdade da Contenda convida a andar “Do Murtigão à Tomina”