Cuba prepara regresso da Feira do Cante e das Tradições

Em maio, antigas tabernas, casões e outros espaços fechados abrem por toda a vila

A vila de Cuba, no distrito de Beja, volta a receber, este ano, mais uma edição da Feira do Cante e das Tradições, entre 27 e 29 de Maio, um certame centrado na promoção dos territórios, produtos, culturas e tradições.

Este ano com organização conjunta da Sociedade Filarmónica Cubense 1º de Dezembro e da Câmara Municipal de Cuba, o evento volta a espalhar-se pelas ruas da vila, com várias iniciativas.

Cante Alentejano, Música Filarmónica, Sons do Mundo, Folclore, Artesanato, Tabernas e Exposições são algumas das propostas que estão a ser preparadas para os três dias do evento.

A Feira do Cante e das Tradições também envolve as instituições e a população de Cuba, que vão disponibilizar espaços públicos e privados para a realização das atividades, com a abertura de igrejas, monumentos, bibliotecas, adegas particulares e tabernas, entre outros.

Este ano, o evento volta a contar com a participação de delegações de diferentes regiões e países, que apresentarão, em Cuba, os produtos locais característicos dos seus territórios, bem como demonstrações dos seus aspetos culturais e tradicionais.

A organização do evento espera «três dias de uma feira sem recinto, com vários espaços localizados um pouco por toda a vila de Cuba, onde cada associação mostrará o que a sua região tem de melhor, a par de um programa repleto de atividades».

Esta é uma feira que o executivo recuperou em 2017 e que se tornou «um ex-libris do concelho», diz João Português, presidente da Câmara de Cuba.

O autarca realça a importância do evento que considera ser «único no conceito», dada a sua disseminação por toda a vila, que permite que se recuperem espaços fechados há muitos anos, tais como tabernas antigas, casões, moradias e outros, onde se instalam, nestes dias, associações de desenvolvimento local.

Além da presença de várias entidades locais, regionais e nacionais, esta 3ª edição da Feira conta com a «representação expressiva» dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

João Português acredita que “daqui a uns anos, a Feira do Cante e das Tradições – Cuba Leader será a expressão máxima a seguir à Feira Anual”, iniciativa com 80 anos de existência que se realiza no início de Setembro.

 

Comentários

pub