Pouco passava das 6 horas da manhã desta segunda-feira, 7 de março, quando um autocarro partiu do Terminal Rodoviário de Loulé com destino a Varsóvia, na Polónia, para recolher um grupo de 52 pessoas refugiadas da guerra na Ucrânia, que irão fixar-se naquele concelho algarvio.
«Estas pessoas que escolhem Portugal para refazer as suas vidas, destruídas pelo conflito militar, são sobretudo mulheres e crianças, a maioria familiares de cidadãos ucranianos já residentes no concelho de Loulé», salienta a Câmara Municipal, que organizou a viagem.
Neste autocarro, que chegará ao seu destino ao final do dia de amanhã, 8 de Março, seguiu também algum material destinado aos refugiados que se encontram já em solo polaco, nomeadamente material médico e de primeiros-socorros, bens alimentares e roupa.
A comitiva que irá buscar estes cidadãos ucranianos é constituída por quatro motoristas (que se irão revezar durante a jornada), uma médica do ABC – Algarve Biomedical Center, um técnico de ação social e um tradutor. A viagem de retorno ao nosso país acontecerá na manhã de quarta-feira, 9 de março.
Já nos próximos dias, seguirá em direção à Ucrânia um camião com bens de primeira necessidade que estão a ser recolhidos por associações, entidades e sociedade civil do concelho de Loulé.
Esta iniciativa do Município de Loulé, que faz parte dos mecanismos de apoio e acolhimento aos refugiados deste conflito, é realizada em estreita colaboração com a DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos no Algarve e validada pelo Alto Comissariado para as Migrações, Secretaria de Estado para a Integração e Migrações e Secretaria de Estado da Internacionalização. Conta ainda com o apoio do ABC – Algarve Biomedical Center.
O Município de Loulé continuará atento à crise humanitária resultante da guerra na Ucrânia e manter-se-á a trabalhar com diversas entidades locais, regionais e nacionais para prestar apoio às vítimas deste trágico conflito militar em solo europeu.