1.º Encontro Notas Positivas debateu educar com estímulo

Iniciativa da Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais e da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB N.º4 de Santo André

O 1.º Encontro Notas Positivas, sobre o tema “Educar com Estímulo”, decorreu no dia 26 de março, no Centro de Atividades Pedagógicas Alda Guerreiro, em Vila Nova de Santo André.

A iniciativa foi promovida pela Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais (FERSAP) e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da EB N.º4 de Santo André.

O Encontro contou com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que se fez representar pela vereadora com o pelouro da Educação, Sónia Gonçalves, e da Junta de Freguesia de Santo André, representada pelo seu presidente David Gorgulho, entre outras entidades. O objetivo foi partilhar estratégias educativas que incentivem a um maior estímulo no ensino.

A vereadora, durante a sua intervenção, referiu a questão da transferência de competências, “cujos recursos alocados são insuficientes para responder às necessidades, o que tornará impossível fazer face a todas as solicitações.”

Sónia Gonçalves sublinhou que a postura da Câmara Municipal é de “diálogo” com os agrupamentos, docentes e encarregados de educação. O investimento no parque escolar “é outra das linhas orientadoras. Trabalhamos intensamente nessa área, e nas escolas, que são nossa competência, temos criado as melhores condições, e vamos continuar a fazê-lo.”

Para este 1.º Encontro Notas Positivas, Sónia Gonçalves destacou que “devemos entender que o ensino nos prepara enquanto cidadãos, quando tal acontecer estaremos a fazer aprendizagens significativas e estimulantes e a construir uma sociedade melhor.” A Autarca deixou para reflexão as questões da preservação ambiental, “que não deve ficar nos ombros das crianças. É uma responsabilidade nossa, agora!”. A educação com estímulo “consegue-se quando a escola sai para a comunidade, e vice-versa.” Por fim, “devemos educar as nossas crianças para a Paz.”

Oiça aqui as declarações da vereadora:

O presidente da Junta de Freguesia de Santo André questionou os presentes se “estará a escola pública preparada para fazer a diferença? Quando se coloca em debate a rigidez dos planos curriculares.” Uma discussão que “tem de abranger todos os envolvidos na educação”, afirmou David Gorgulho.

Por seu lado, Ricardo Rodrigues, presidente da APEE da EB n.º4, explicou que a temática escolhida prendeu-se com a “importância do estímulo numa época fortemente tecnológica e digital, que traz vivências diferentes das anteriores gerações de alunos, e é aí que reside o desafio.”

Foi convidado para a sessão de abertura Mário Primo, professor, mentor e dinamizador do projeto da companhia de teatro GATO SA, que teve a sua génese na escola, em 1988. Iniciativa que extrapolou para a comunidade contribuindo para criar uma identidade cultural em Santo André, tornando-se uma influência no Concelho e obtendo o reconhecimento nacional.

O Encontro teve transmissão ao vivo no canal de YouTube da FERSAP, onde se encontra disponível. Colaboraram, também, a AJAGATO, a CONFAP e a European Parents’ Association.

 

 



Comentários

pub