Mértola reforça abastecimento de água no concelho

Autarquia reuniu com o Conselho de Administração da AgdA – Águas Públicas do Alentejo

A Câmara Municipal de Mértola reuniu, esta quarta-feira, 2 de Fevereiro, com o Conselho de Administração da AgdA – Águas Públicas do Alentejo, com o intuito de «realizar um ponto de situação» dos investimentos realizados, e dos ainda por concretizar, no concelho, «de forma a aumentar a qualidade da água disponível a todos os munícipes».

Segundo a autarquia de Mértola, neste momento, a conclusão da empreitada “Expansão em Almodôvar – Mértola Sudoeste” permitiu que «as localidades de São Pedro de Sólis, Penedos, Diogo Martins e São Bartolomeu de Via Gloria já se encontrem com ligação ao Sistema de Abastecimento do Monte da Rocha».

Paralelamente, também está concluída a empreitada “Adução a Mértola Noroeste” que, desta forma, ligará as localidades de Corte Gafo de Cima, Corte da Velha, Alcaria Ruiva, Algodôr, Azinhal, Corte Pequena, Vale de Açor de Baixo, Vale de Açor de Cima, São João dos Caldeireiros e Penilhos ao Sistema de Abastecimento do Guadiana.

«O ensaio do sistema encontra-se numa fase final, pelo que, nas próximas semanas, a água proveniente do Enxoé será uma realidade na torneira destes munícipes», salienta o município.

A autarquia de Mértola destaca ainda que, nas localidades de Corte Gafo de Cima e São João dos Caldeireiros, «já é possível constatar esta realidade face ao término da empreitada anteriormente referida».

Estas duas empreitadas são «fundamentais para o concelho de Mértola» e resultam de «um investimento global de 6 milhões de euros».

Este investimento permite «uma maior fiabilidade e robustez do sistema de abastecimento de água e uma diminuição das fragilidades ao nível da quantidade e da qualidade de água disponível para consumo das suas populações, principalmente em anos de fraca precipitação».

Na mesma reunião, o executivo da autarquia de Mértola manifestou à AgdA a «total disponibilidade em continuar a colaborar de perto em tudo o que seja necessário em prol do desenvolvimento do concelho».

 



Comentários

pub