Ai Weiwei recebido no Salão Nobre do Município de Montemor-o-Novo

Artista reside no concelho alentejano

O artista chinês Ai Weiwei, que reside no concelho de Montemor-o-Novo, foi recebido, na manhã desta sexta-feira, 4 de Fevereiro, no Salão Nobre da Câmara por Olímpio Galvão, presidente da autarquia.

No salão nobre, Ai Weiwei ficou a conhecer o Espaço do Tempo e a Praça Filmes, tendo depois visitado a Oficina da Criança, as Oficinas do Convento e o Arquivo Municipal.

Além de artista, designer arquitetónico, artista plástico, pintor e ativista de renome e importância internacionais, Ai Weiwei é «um importante ativista político, símbolo da resistência à opressão e defensor dos direitos civis e da liberdade de expressão, com uma vasta produção artística que marcou essa luta nas últimas décadas», salienta a Câmara de Montemor-o-Novo.

É também «um articulador das raízes culturais mais profundas da humanidade, em especial das tradições e iconografia chinesas. Essa dimensão mais fantástica, mística e espiritual é um elemento forte, embora menos notório na sua obra. A pesquisa de materiais, técnicas e simbologias de outros tempos é um trabalho de arqueologia cultural que faz parte da sua busca pela identidade que a China perdeu e atualmente sofre pela desconexão com as suas raízes», acrescenta.

 



Comentários

pub