A exposição de fotografia e vídeo “Sustentar” vai ser inaugurada no dia 4 de Fevereiro, às 18h00, na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, podendo ser visitada até 5 de Abril.
Os artistas em destaque nesta exposição são Elisa Azevedo, Evgenia Emets, Margarida Reis Pereira, Maria Oliveira, Nuno Barroso e Samuel Mountford, sendo a curadoria de Krzysztof Candrowicz, Pablo Berástegui e Virgílio Ferreira.
Sustentar é uma plataforma colaborativa da Ci.CLO que promove «o desenvolvimento de projetos fotográficos e videográficos com perspetivas artísticas sobre iniciativas experimentais na área da sustentabilidade», diz a autarquia louletana.
Da primeira edição resulta «o olhar de seis artistas sobre seis iniciativas em Portugal que se definem como alternativas sustentáveis à nossa interação com o planeta», sendo elas POCITYF (Câmara de Évora), Núcleo Museológico do Sal (Câmara da Figueira da Foz), Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira (Câmara de Loulé), Transição Agroecológica (Câmara de Mértola), Setúbal Preserva Bairros do Grito do Povo e dos Pescadores (Câmara de Setúbal) e LIFE Montado-Adapt (EDIA).
A plataforma Sustentar proporcionou «encontros entre curadores, artistas e especialistas para análise do trabalho em curso», bem como «residências artísticas em cada território — espaços vitais e críticos para incubar novas práticas, examinar metodologias e desenvolver diálogos proativos».
Em Loulé, a série Geoparque de Nuno Barroso especula sobre os paradigmas do território do Geoparque Algarvensis, através da exploração da multirrealidade em torno da agricultura, energia e atividade turística.
A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e ao sábado, das 9h30 às 16h00.