Prémio Gourmand Cookbook para livro “As Receitas das Tias. Comeres de Cabeço de Vide”

Livro conta a história de Cabeço de Vide e da família Alves Pereira, apresentando as receitas da família que têm passado de geração em geração

O livro “As Receitas das Tias. Comeres de Cabeço de Vide” de autoria de M. Margarida Pereira-Müller, recebeu um prémio para Portugal da Gourmand Cookbook Awards na categoria B16 – Best Seller, tendo ficado nomeado para o prémio “Best in the World” (Melhor do Mundo), que será dado a conhecer em meados deste ano.

Para os Prémios Melhores do Mundo de 2022, há apenas um livro por país em cada categoria. Este ano, concorreram 1558 livros de 227 países aos Prémios Gourmand Cookbook Awards.

A seleção dos Gourmand Cookbook Awards dá uma visão geral dos melhores livros de gastronomia em todo o mundo. O tamanho desse universo é difícil de prever a partir de cada um dos países. No total, a organização estima que sejam publicados anualmente mais de 100 000 livros e documentos nesta área, em formato impresso ou digital, gratuito ou pago, com ou sem ISBN. “Quando começámos há 26 anos”, refere Edouard Cointreau, fundador e presidente dos Gourmand Cookbook Awards, “eram publicados aproximadamente 25 000 livros”.

Há cerca de 1% de hipóteses de um livro ser selecionado nesta lista de prémios.

O livro “As Receitas das Tias. Comeres de Cabeço de Vide”, que foi muito bem recebido no mercado, conta a história de Cabeço de Vide, uma pequena vila alentejana do concelho de Fronteira, e a história da família Alves Pereira, apresentando as receitas da família que têm passado de geração em geração.

Cabeço de Vide é conhecida pelas suas águas termais com características muito próprias. A parte histórica da vila está no cabeço, o cimo do monte, que lhe deu o nome.

A família Alves Pereira é conhecida na vila como Alagoa, alcunha que recebeu o avô ao migrar de Castanheira de Pera para o Alentejo, no início do século XX, para fugir à polícia monárquica. A avó é vidense de gema, tendo nascido no monte Camões.

As receitas da família chegaram às gerações atuais, escritas em papelinhos e caderninhos, que foram encontrados numa gaveta da velha mesa de madeira da cozinha da casa da família.

M.Margarida Pereira-Müller nasceu em Portalegre, colabora com diversas publicações e blogues e já publicou mais de três dezenas de livros de gastronomia, alguns dos quais premiados internacionalmente, incluindo o Best of The World da Gourmand Cookbook Awards na categoria de “Institucional” para o livro “Comidas do Mundo – we cook for us”, publicado em 2018 pela LGSP.

“As Receitas das Tias. Comeres de Cabeço de Vide” é um livro que mostra o passado às gerações atuais e vindouras.

O livro custa 1o euros e pode ser adquirido na Infobus (email: guidapereiramuller@gmail.com), que envia pelo correio, após pagamento.

 

 

 



Comentários

pub