Bagaço de azeitona na alimentação de porco bísaro é tema de conferência do CEBAL

Iniciativa decorrerá através da plataforma Zoom, no dia 28 de Janeiro, às 14h30

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

A utilização de bagaço de azeitona na alimentação de porco bísaro é o tema na próxima sessão do ciclo de conferências sobre produção animal circular, que terá lugar no dia 28 de Janeiro, às 14h30, numa iniciativa do CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.

A sessão online “Valorização dos Coprodutos da Olivicultura – Projeto BISOLIVE – resultados preliminares” terá como orador Divanildo Outor Monteiro, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Segundo o CEBAL, a sessão «aborda novas estratégias alimentares com o uso de bagaço de azeitona na alimentação de porco bísaro, raça característica de Trás-os-Montes, que pretendem contribuir para a economia circular e para sustentabilidade dos setores agrícola e animal».

Nesta sessão, dirigida aos habitantes de Trás-os-Montes, serão apresentados os resultados preliminares do projeto BISOLIVE que «pretende valorizar os coprodutos da olivicultura pela sua utilização na alimentação do porco bísaro, trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa de Divanildo Outor Monteiro».

O bagaço de azeitona estará em destaque nesta sessão, «devido ao seu potencial enquanto fonte de ácido oleico que, quando incorporado na dieta de animais, pode influenciar positivamente a qualidade da carne e ser uma alternativa às matérias-primas convencionais».

Assim, com este projeto, «pretende-se avaliar o potencial uso do bagaço de azeitona como ingrediente na dieta dos porcos, a sua composição, o processamento e conservação, e os seus efeitos na qualidade da carne», realça o CEBAL.

«Tanto a raça bísara como a raça alentejana coincidem geograficamente com as áreas mais importantes de produção olivícola em Portugal e cuja disponibilidade coincide com a fase de acabamento dos animais criados no sistema tradicional». Assim, a incorporação de bagaço de azeitona na dieta destes animais «pode favorecer uma economia de proximidade e uma maior sustentabilidade dos setores agrícola e animal».

 

 

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma Zoom, através deste link, sendo aberta ao público, na tentativa de chegar a todos os interessados no tema.

O CEBAL, em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), irá continuar a promover este ciclo de conferências, bimestralmente, em que «convidará investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição e produção animal».

Este ciclo tem como objetivo «promover a utilização de subprodutos agroindustriais na alimentação animal e contribuir para fomentar a partilha de experiências e dinamizar estratégias de circularidade entre as agroindústrias e o setor pecuário», conclui o CEBAL.

 



Comentários

pub