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Diversificação dos mercados, sustentabilidade e transição digital. Estas suas as três prioridades para o novo mandato de João Fernandes à frente dos destinos da Associação Turismo do Algarve (ATA), para o qual tomou posse esta sexta-feira, 17 de Dezembro. 

No seu discurso, João Fernandes, que também é presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), explicou que, não se tratando de objetivos novos, a pandemia veio acentuar a necessidade de reforçar estas linhas de ação que já vinham a orientar os planos de promoção e de desenvolvimento turístico da região.

Definindo a retoma do tráfego aéreo no espaço europeu como primeira meta a alcançar, a estratégia da nova direção passa por continuar a apostar na diversificação de mercados, de modo a assegurar um crescimento do turismo da região mais sustentável e menos dependente do Reino Unido – o seu principal mercado.

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«Ainda assim, o Algarve não pretende abrir mão da ligação privilegiada que tem com este mercado, razão pela qual irá ser trabalhada uma requalificação dessa relação, para que a região continue a ser vista pelos turistas britânicos como um destino competitivo e diferenciador no contexto pós-Brexit e pós-pandemia», diz a ATA.

Outro dos propósitos da nova direção da ATA «é o de continuar a promover um crescimento turístico do destino, em qualidade e de forma sustentável, com uma melhoria de desempenho que não se traduza apenas em termos económicos, mas também sociais, ambientais e territoriais».

É neste contexto que surge o desafio da sustentabilidade.

A qualificação de profissionais no setor do turismo é mais um dos objetivos que serão tidos em conta no novo mandato. Nas palavras de João Fernandes, as soluções passam, «não só por continuar a investir na formação de recursos humanos, mas também por promover condições para a fixação de trabalhadores na região, de forma permanente ou temporária, e por tornar os fluxos sazonais mais apelativos, com políticas de habitação condignas e facilidades de mobilidade e de acesso a serviços, capazes de cativar e de motivar as pessoas a escolher vir trabalhar para o Algarve».

A nova estratégia, segundo a ATA, vai também refletir a necessidade de reinvenção e de aposta na transição digital.

«O objetivo é que a presença do Algarve no online não fique apenas restrita à possibilidade de promover a sua oferta turística numa montra global, mas que seja trabalhada e potenciada de forma a dar resposta a uma procura mais direcionada, a permitir a identificação de novas oportunidades de negócios, a possibilitar a organização e estruturação de novas ofertas, e a alcançar novos mercados e segmentos».

Por fim, João Fernandes destacou ainda a intenção da ATA de garantir uma maior proximidade com todos os seus associados, de forma a perceber os desafios que têm em mãos e de os ajudar a identificar novos caminhos e oportunidades. Com esta finalidade, foi anunciada a criação de grupos de trabalho distintos, vocacionados para cada um dos principais produtos que compõem a oferta turística do Algarve, onde os associados serão convidados a ter um papel ativo e a contribuir para a sua valorização.

Numa altura em que se completa um ciclo de três anos de sinergia e de trabalho conjunto entre a ATA e a RTA, com a partilha do mesmo presidente, João Fernandes considerou «que este foi um desafio superado com distinção, que permitiu colocar o turismo do Algarve a falar a uma só voz e tornar a comunicação do destino mais forte e coesa».

Clique aqui para ver todos os órgãos sociais da ATA até 2024.

 



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