Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O RECICLA+, um projeto piloto da Algar com o objetivo de recolha de resíduos recicláveis porta-a-porta, está a ser implementado nos concelhos de Loulé, Lagos e Faro, tendo sido já distribuídos cerca de 4.450 contentores

O projeto RECICLA+, destinado à recolha de resíduos urbanos, fluxo doméstico, de embalagem de papel/cartão, plástico/metal e vidro, arrancou no quarto trimestre deste ano com a divulgação da campanha.

Para tal, estão a ser distribuídos três contentores por habitação, com tampas de cores diferentes, que as famílias deverão colocar à porta da sua casa para que os resíduos sejam recolhidos em dias específicos para cada fluxo.

inframoura

O projeto «iniciou-se em zonas maioritariamente compostas por moradias unifamiliares», sendo que a iniciativa «conta com a realização de ações de informação, sensibilização e distribuição dos contentores para a reciclagem junto de cada um dos cerca de 1.500 fogos habitacionais potencialmente abrangidos», explica a Algar.

Para garantir uma melhor eficácia na qualidade do aproveitamento dos resíduos, «estes serão colocados diretamente nos contentores sem ser necessária a utilização de saco». Se forem detectados resíduos incorretamente colocados nos baldes, «a sua recolha não será realizada e o cidadão será informado do respetivo motivo através de um autocolante colado no contentor».

«Cada contentor está associado a um alojamento, através da numeração dos equipamentos, que no futuro permitirá medir a quantidade de resíduos seletivos produzidos e, eventualmente, poderá traduzir-se em poupança na fatura, premiando aqueles que melhor fazem a gestão dos seus resíduos», sublinha a empresa.

 

Sul Informação

 

O projeto contemplou a aquisição de quatro viaturas para a recolha seletiva e de 4.450 contentores para a deposição dos resíduos de embalagem, sendo apoiado por fundos da União Europeia.

O investimento total elegível de 384.360 euros é cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) no âmbito do Portugal 2020, através do Fundo de Coesão. A Algar adianta que o Projeto RECICLA+ será monitorizado, em permanência, nos três concelhos.

A campanha RECICLA+ tem ainda o apoio da Sociedade Ponto Verde, no âmbito da sensibilização da população, através do financiamento em 80%, de 45.060 euros, o que perfaz 36.048 euros.

O objetivo desta ação é «aumentar a percentagem de embalagens recicladas, contribuindo para alcançar as metas de valorização de resíduos de embalagem, determinadas pela União Europeia e diminuir a quantidade de resíduos urbanos depositados em aterro».

Nos locais onde estão a ser distribuídos os contentores porta-a-porta, «vão deixar de estar disponíveis os ecopontos comunitários, que serão relocalizados, no respetivo concelho, em locais previamente acordados, entre os respetivos municípios e a Algar», conclui a empresa.



jf-quarteira
emarp

Também poderá gostar

Praça do Mar Quarteira - C.M.Loulé - Mira

Câmara de Loulé transfere 1,7 milhões para que Juntas de Freguesia façam obras

Hortas comunitarias da Infralobo2

Infralobo inaugura hortas comunitárias inclusivas

Loulé. Câmara de Loulé. MC

Dos prémios PME ao desfile etnográfico: Semana do Município de Loulé começa a 26 de Maio