Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O polo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé vai receber esta sexta-feira, 26 de Novembro, a rubrica “Vamos tirar dúvidas…”, dedicada aos cuidados paliativos. A sessão contará com a presença da médica Ana Karina Abreu e dos enfermeiros Andreína Tavares e Vítor Martins.

O objetivo desta tertúlia é «dar a conhecer os cuidados paliativos, nos seus princípios e na sua essência filosófica, esclarecendo também dúvidas existentes, naquilo que se pretende ser um diálogo aberto a todos», diz a autarquia de Loulé.

Nos últimos anos, com o aumento da esperança média de vida e com a evolução da Medicina, «temos assistido a um aumento significativo de doenças graves em fase avançada e/ou incuráveis e que se associam frequentemente a um conjunto de sintomas complexos que diminuem a qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores/familiares».

jf-quarteira

Cuidados paliativos «são todas as ações que visam melhorar a qualidade de vida de quem padece de problemas decorrentes de uma doença grave e/ou incurável e com prognóstico limitado».

Estas medidas destinam-se a prevenir e aliviar o sofrimento, com recurso à identificação precoce e tratamento rigoroso dos problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais, numa abordagem holística.

Apesar do grande benefício da prestação de cuidados paliativos na qualidade de vida dos doentes, uma grande percentagem de indivíduos que deles necessitam «não chegam a ser identificados e referenciados para equipas especializadas em nenhum ponto da evolução da sua doença».

Ana Karina Abreu é médica especialista em Medicina Geral e Familiar, pós-graduada em Cuidados Paliativos e coordenadora da ECSCP do ACES Central. Andreína Tavares é enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, mestre em Cuidados Paliativos. Vítor Martins é enfermeiro especialista em Médico-Cirúrgica, pós-graduado em Cuidados Paliativos.

A entrada na sessão é livre mas necessita de marcação prévia através do contacto telefónico 289 400 846.

 



sessões de cinema de inverno
dia nacional do pescador

Também poderá gostar

DiaCriança2025 (1)

Quarteira celebra Dia Mundial da Criança com teatro, glitter bar e trabalhos manuais

Marisa Liz. Facebook

Quarteira serve “Petiscos do Pescador” com Wet Bed Gand, Marisa Liz e Jorge Guerreiro

Praça do Mar Quarteira - C.M.Loulé - Mira

Câmara de Loulé transfere 1,7 milhões para que Juntas de Freguesia façam obras