Sines terá música clássica ao tempo da “Batuta”

Evento terá lugar de 24 a 26 de Novembro

Sines vai acolher, de 24 a 26 de Novembro, a segunda edição do Festival Batuta, dedicado à música clássica, que vai contar com atuações da Banda de Música da Força Área e da Orquestra de Sopros do Algarve, estando esta edição do evento integrada nas comemorações dos 659 anos do município.

O programa de concertos inicia-se no dia 24, Dia do Município, com a apresentação da obra “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi, pelo violinista João Pedro Cunha, acompanhado por um quinteto de cordas formado por solistas internacionais, às 18h00, no auditório do Centro de Artes de Sines.

Ainda neste dia, às 21h30, no Pavilhão Multiusos de Sines, realiza-se um concerto pela Banda de Música da Força Área, constituída por instrumentistas de primeiro plano distribuídos pelos naipes de sopros, percussão e cordas. Dirige como maestro principal o major António Rosado, assistido pelo maestro capitão Rui Silva e o tenente Artur Rouquina.

 

Banda de Música da Força Área

 

No dia seguinte, 25 de Novembro, às 21h30, sobe ao palco do Centro de Artes de Sines um dos mais reconhecidos pianistas portugueses, Pedro Burmester.

No dia 26, às 19h00, também no auditório do Centro de Artes de Sines, atua o duo de marimbas Abmiram Ensemble, formado pelos percussionistas Vasco Ramalho e Pedro Branco.

O concerto de encerramento do festival, no dia 26, às 21h30, no Pavilhão Multiusos de Sines, junta a Orquestra de Sopros do Algarve, dirigida pelo maestro João Rocha, com a soprano Sofia Escobar, reconhecida pelo seu percurso no teatro musical londrino. Vão interpretar a Sinfonia n.º 2 “Mare Nostrum” Op. 124, de Jorge Salgueiro, obra inspirada pela epopeia dos navegadores portugueses.

 

Soprano Sofia Escobar e maestro João Rocha

 

O festival inclui também um programa de iniciativas paralelas, com um ensaio aberto, dois workshops de percussões de rua (um para estudantes e outro para seniores) e uma arruada.

A programação completa poderá ser consultada no site do Festival Batuta.

Os bilhetes para os concertos do festival são gratuitos e poderão ser levantados na receção do Centro de Artes de Sines e no Atendimento Municipal em Porto Covo.

O Festival Batuta 2021 está integrado no projeto Programação Cultural em Rede – Alentejo Litoral, que tem como beneficiário líder a CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e como beneficiários os municípios de Sines, Alcácer do Sal, Grândola, Odemira e Santiago do Cacém.

O projeto é cofinanciado no âmbito do programa operacional Alentejo 2020 / Portugal 2020, com fundos FEDER / União Europeia.

 



Comentários

pub