Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Loulé vai assinalar na próxima quarta-feira, 1 de Dezembro, os 381 da Restauração da Independência, com um hastear da bandeira, uma visita à Ermida de Nossa Senhora da Conceição e palestras.

O programa comemorativo tem início pelas 10h00, na Praça D. Afonso III, junto à muralha do Castelo de Loulé, com o hastear da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

Às 10h15, à porta da Ermida de Nossa Senhora da Conceição, local onde se encontra a lápide evocativa do “voto de ação de graças” de D. João IV, o executivo municipal depositará flores na fachada deste edifício eclesiástico localizado na Zona Histórica de Loulé.

sessões de cinema de inverno

Nesse momento, Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, fará uma breve intervenção alusiva à celebração da Restauração da Independência.

Às 10h30, terá lugar a palestra “Como foi vivida a Restauração da Independência em Loulé”, apresentada por Luísa Martins, investigadora de História local.

Nesse momento será feita a leitura evocativa das Atas de Vereação e dos nomes dos homens que representaram o concelho nas Cortes de 1641.

O programa encerra com mais uma palestra: Ricardo Louro irá falar sobre “A Ermida de Nossa Senhora da Conceição, uma visita pela História e pela Arte”. Elemento patrimonial de referência, esta Ermida data de meados do século XVII.

A sua construção terá sido iniciada em 1656 na sequência dos desígnios de D. João IV que consagrou Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal e ordenou que se colocasse às entradas das vilas e cidades uma lápide evocativa da Restauração da Independência.

A Restauração da Independência é o nome que se dá ao golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de Dezembro de 1640, chefiado por um grupo designado de “Os Quarenta Conjurados”, e que acabou com 60 anos de domínio filipino (Reino de Espanha).

Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de Dezembro de 1640 invadiram o Paço Real e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante da Espanha em Lisboa. O golpe culminou com a instauração da 4ª Dinastia Portuguesa — a Casa de Bragança — com a aclamação de D. João IV.

 



sessões de cinema de inverno
municipio de odemira

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

passeio alte

Vamos passear até à Rocha dos Soidos?

ria formosa ccmar (3)

Parque Natural da Ria Formosa celebra 47 anos com caminhadas, oficinas e passeios de barco